Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Primeiro transplante de fígado da Região Norte é realizado no Acre

Após quase oito horas de operação, o Hospital das Clínicas, em Rio Branco, anunciou ter se tornado o primeiro hospital da Região Norte a realizar um transplante de fígado. O paciente é um homem de 40 anos que tinha Hepatite B e já estava na lista de transplante desde 2011.

De acordo com o diretor do Hospital das Clínicas de Rio Branco, Carlos Eduardo Alves, a operação começou por volta  de 00h40 de sábado e acabou às 8h da manhã do mesmo dia. A equipe de 20 pessoas era liderada pelo médico paulista Tércio Genzini, especializado em cirurgias de fígado e pâncreas.
Alves diz que o paciente ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro é estável e a previsão de alta é de até 10 dias. "Ainda está na UTI porque o quadro inspira cuidados, mas já está consciente e conversando", comenta.

O diretor diz estar satisfeito com o resultado. "É uma satisfação muito grande. O estado do Acre é pequeno de uma região grande como a Região Norte e está fazendo primeiro esse tipo de transplante. Um esforço muito grande, um sonho do governador Tião Viana que deu toda a estrutura para que tudo ocorresse bem", ressalta.

Além do fígado, atualmente o Hospital das Clínicas de Rio Branco realiza transplantes de córnea e rins já há alguns anos. O diretor explica que embora exista o desejo de aumentar o número de especialidades, é preciso primeiro dar atenção ao novo tipo de transplante.

"É passo a passo. Porque é muito arriscado, exige muito treinamento e agora queremos ficar cada vez mais especializado no transplante de fígado antes de alçar voos mais altos", finaliza.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/04/primeiro-transplante-de-figado-da-regiao-norte-e-realizado-no-acre.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.