Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, grávida de 8 meses quebra tabu e faz ensaio nu

'Comecei a achar meu corpo muito bonito', diz a gestante Gabrielle Costa. Fotógrafa Talita Oliveira diz que proposta foi idealizada por grávida.
Veriana RibeiroDo G1 AC
Fotografa Talita Oliveira realiza ensaio nu artístico da gestante Gabrielle Costa  (Foto: Talita Oliveira / Arquivo Pessoal)Feliz com o corpo, Gabrielle Costa quis registrar gravidez em ensaio nu (Foto: Talita Oliveira / Arquivo Pessoal)
Aos oito meses de gestação da primeira filha, a chefe de cozinha Gabrielle Costa, decidiu registrar esse momento da maternidade em um ensaio cheio de ousadia e sensualidade. Feliz com o corpo 'redondo e cheio de curvas', escolheu o Sítio Histórico Quixadá, em Rio Branco, como cenário para o ensaio. As fotos foram feitas pela fotógrafa Talita Oliveira.
No início, Gabrielle não pretendia expor as fotografias, mas ao ver o trabalho final, ficou tão impressionada, que permitiu que a fotógrafa divulgasse as fotos do ensaio. Ela tem consciência que a nudez na gravidez ainda é um 'tabu' para muitas pessoas.  "É uma quebra de tabu, querendo ou não. É usada a sexualidade. A gravidez também faz parte da vida sexual da mulher e acho que era isso mesmo que eu estava atrás", afirma.
Gabrielle acredita que o corpo feminino fica muito mais bonito durante a gravidez. "Eu comecei a achar meu corpo muito bonito, bem redondo e cheio de curvas. Eu já tinha falado antes com a Talita que queria que as fotos fossem em nu, para guardar. Uma recordação dessas curvas bem redondas", diz entre risos.
Fotografa Talita Oliveira realiza ensaio nu artístico da gestante Gabrielle Costa (Foto: Talita Oliveira / Arquivo Pessoal)Ensaio foi idealizado pela própria gestante.
(Foto: Talita Oliveira / Arquivo Pessoal)
Para ela, a quebra de 'tabus' vai além do ensaio fotográfico, e inclui a maneira como lida com a gravidez. Adepta do parto humanizado, Gabrielle vai dar à luz a sua filha, que terá o nome Tiê, na casa em que foi criada na infância, em Tarauacá (AC).
"A medicina te rouba o momento mais importante, que é o nascimento da criança. Antes achava que o papel da mãe era comprar enxoval, gestar a criança e no momento do parto entregar na mão dos médicos. Mas tem um movimento grande de mulheres que preferem parir me casa, com parteiras tradicionais", explica.
Ela conheceu o parto humanizado por meio de algumas amigas adeptas e após ter a experiência de acompanhar o nascimento de gêmeos ela conta que, quando descobriu que estava grávida, começou a estudar ainda mais o assunto e decidiu realizar o parto em casa. 
Fotografa Talita Oliveira realiza ensaio nu artístico da gestante Gabrielle Costa (Foto: Talita Oliveira / Arquivo Pessoal)Gabrielle Costa mostra sensualidade em ensaio nu
(Foto: Talita Oliveira / Arquivo Pessoal)
Talita Oliveira explica que não é acostumada a fazer ensaio de gestante, mas afirma que decidiu trabalhar no projeto devido à ideia inusitada. "Foi uma experiência nova, eu não costumo fazer ensaio de grávida. Ela veio com essa proposta diferente que achei super legal. Não me proibiu de publicar, o que é ótimo pro meu portfólio ter um ensaio nu com uma mulher linda que fica ainda mais bonita grávida", afirma a fotógrafa.
Talita explica que optou pelas cores em preto e banco para ressaltar as expressões da mulher que estava sendo fotografada. "A foto colorida acaba chamando atenção para outros aspectos. O preto e branco tem, para mim, a característica de realçar o que você está fotografando, que no caso, é a Gabi", diz.
A fotógrafa acredita que ensaios neste estilo ajudam a questionar a nudez  e a sensualidade feminina durante a gravidez. "É uma atitude ousada, nesses tempos em que a nudez é uma coisa tão estigmatizada, principalmente essa questão do corpo da mulher grávida. As pessoas tem uma noção de que o corpo da grávida é santificado, algo imaculado. Isso mostra que a mulher grávida também tem sensualidade, a mulher não perde a feminilidade e a sensualidade pela gravidez, pelo contrário", afirma.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.