Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Os Sem-pesquisa. Por que o Brasil não prioriza a Ciência como política pública? Presidente da SBPC: "faltam investimentos em pesquisas"

Banner-naderdentro
Sem priorizar pesquisas, país promove exclusão
Entre os dias 22 a 27 de julho, a Universidade Federal do Acre sedia a 66ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC. A expectativa é que mais de três mil pessoas de outros estados do país participem do evento.
A reunião é considerada a mais importante do meio científico da América do Sul. Pela primeira vez, pesquisadores da China, Estados Unidos e Europa confirmaram presença no encontro.
Durante participação ao programa ‘Gazeta Entrevista’ da última sexta-feira, 18, a presidente da SBPC, Helena Nader, destacou esta troca de ideias e informações entre a comunidade científica.
Questionada sobre os recursos destinados à pesquisa, ela lembrou que o Brasil ocupa a 13ª posição mundial em termo de publicações. “Estamos aquém do que o país precisa”, afirmou.
Ela ainda destacou que a quantidade de doutores é insuficiente e alertou que caso o Brasil não invista nessa qualificação, o resultado é sempre ficar atrás das grandes potências. Por outro lado, Nader elogiou os avanços obtidos pelas escolas técnicas nos últimos anos.
Ao fim da conversa com o jornalista Rogério Wenceslau, a presidente da SBPC convidou o público a participar da reunião anual.
http://www.agazeta.net/cotidiano/5398-presidente-da-sbpc-critica-investimentos-em-pesquisas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.