Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Feriado Nacional: Dia da Amazónia

O Dia da Amazônia, criado como uma forma de conscientização sobre a importância da floresta e do meio ambiente. Foi instituído em 19 de dezembro de 2007, por meio da Lei Ordinária 11.621/07, assinada pelo ex-Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e pela então Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Dia da Amazônia é comemorado nesta sexta-feira, 5, e devido a data, é feriado nacional. A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
Para o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), a data deve ser comemorada pelo fato da redução do desmatamento e focos de incêndio. Até o mês passado, registraram 2.330 focos de incêndio, enquanto neste mesmo período de 2010, notificaram 3.058. O desmatamento, por sua vez, foi reduzido em 35%, no ano passado.
A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.
http://www.ac24horas.com/2014/09/04/dia-da-amazonia-e-comemorado-nesta-sexta-feira/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.