Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Protesto contra “lixão” pode fechar BR-364 em Manoel Urbano

0909-cotidiano-manoelurbano2
Indígenas “madija” coletam comida todos os dias no local

Lideranças comunitárias de Manoel Urbano já articularam mobilização e devem bloquear a BR-364 nesta quarta-feira em protesto contra o que consideram “descaso com a destinação do lixo da cidade”.

Recentemente, foram registrados muitos casos de diarreia e febre na comunidade. Os moradores creditam as doenças ao lixão. “O prefeito tem que dar um jeito de tirar isso mais para fora da cidade”, reclama o líder comunitário José Lopes Nogueira. “Se não tiver uma solução nós vamos fechar a BR-364”.
A mobilização está sendo planejada para acontecer em um local conhecido como “Trevo da Manga” (localizado aproximadamente a sete quilômetros de Manoel Urbano) e deve mudar a rotina de trabalhadores e viajantes que utilizam a estrada. “Não aguentamos mais esse lixo perto de nós aqui, dentro da cidade”.
O argumento do líder comunitário não resolve o problema. O que ele reivindica é a retirada do lixão do local em que está. Não há cobrança em relação à formulação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
A última ação da Fundação Nacional de Saúde no município foi a entrega de um caminhão de coleta de lixo. Mas, o destino é um só: o lixão na proximidade do loteamento Castro.
Indígenas da etnia “madija” (kulina) fazem diariamente coleta de restos de alimentos e roupas. O local é frequentado por crianças. São dezenas de crianças. Descalças, elas ficam sujeitas a acidentes e doenças. Muitas vêm acompanhadas pelas mães.
“Muitas vezes, à noite, alguém toca fogo no lixão e a fumaça tem um cheiro horrível”, denuncia o servidor público Gilmar Mendes. “O que está acontecendo aqui em Manoel Urbano é um desrespeito ao cidadão. Não tem nada a ver com política. Tem a ver com direito”.
Manoel Urbano é um dos municípios em que praticamente todos os moradores são beneficiados por programas federais de distribuição de renda. Há muita incidência de famílias pobres e extremamente pobres.
 http://www.agazeta.net/cotidiano/6118-protesto-contra-lixao-pode-fechar-br-364-em-manoel-urbano

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.