Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Casos de câncer de colo do útero diminuem 62% na capital, diz Saúde

Mais de 70 casos foram registrados em 2013, este ano, até o momento, 28. Unidades de saúde iniciaram as atividades do 'Outubro Rosa'.

 
Exames de mamografia e preventivos serão oferecidos para as mulheres (Foto: Divulgação Sesacre)Exames de mamografia e preventivos serão oferecidos para as mulheres (Foto: Divulgação Sesacre)
O número de casos de colo do útero diminuiu mais de 62% entre as mulheres de Rio Branco. De acordo com os dados da Coordenadoria da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, durante o ano de 2013, mais de 70 casos da doença foram registrados entre a população feminina, este ano, o número caiu para 28, sendo registrados oito casos de câncer de mama em Rio Branco.
Na última quarta-feira (1) as unidades básicas do municipio iniciraram as atividades do Outubro Rosa, mês voltado para a realização de campanhas, palestras, distribuição de material informativo, orientações de combate ao câncer de mama e colo do útero.
De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Tereza Mont Alverne, um dos grandes problemas enfrentados no combate às doenças, é a falta de informação entre as mulheres. Além das palestras e campanhas de prevenção, as unidades de saúde também estarão fazendo, durante todo o mês, os exames preventivos de mamografia, papanicolau (exame de prevenção do câncer de colo uterino) e preventivos.
"Estamos intensificando as orientações com relação ao diagnóstico precoce, que ajuda muito no combate. Todas as unidades básicas de saúde do município estão mobilizadas durante o mês para prevenção das doenças", contou a coordenadora.
Ainda de acordo com Tereza, a faixa etária que a doença começa a se manifestar é a partir dos 40 anos. Em alguns casos, em que já existem registros da doença na família, as mulheres acima de 35 anos podem fazer os exames de prevenção. Uma das formas de combater as doenças é o diagnóstico precoce que ajuda no tratamento e cura das pacientes.
"Acima de 40 anos já orientamos que as mulheres façam os testes. Mas, existem aqueles casos em que já há um histórico da doença na família, então, aconselhamos que a apartir dos 35 anos a mulher procure uma unidade de saúde para fazer o exame. O objetivo do Outubro Rosa é alertar as mulheres para os riscos da doença e da prevenção do câncer de mama. Para que se tenha o diagnóstico precoce, quando mais cedo for descoberto, mais chances teremos de cura", finalizou.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.