Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com má formação congênita, jovem joga futebol e é exemplo no Acre

Adolescente de 14 anos diz que sonha em ser jogador profissional. Professor de escolinha de futebol no interior afirma que jovem se destaca entre os demais atletas 








José Armando Pimentel é um adolescente de 14 anos que nasceu com uma má formação congênita dos membros superiores. A deficiência, no entanto, não é um problema para o garoto, que vem chamando a atenção de moradores de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, a 648km de Rio Branco, capital do estado, pelo exemplo de superação. Morador do município de Guajará (AM), localizado a 21km de Cruzeiro do Sul, onde frequenta uma escolinha de futebol, ele se desloca toda semana para jogar com alunos de outras agremiações na cidade acreana. 
O adolescente afirma que não sente dificuldades e até encontrou maneiras para superar a má formação dos membros. Quando é desequilibrado numa jogada dentro de campo, cai se protegendo com as costas.
- Nunca sofri uma contusão grave, procuro me adaptar. Tenho um sonho na vida de ser jogador de futebol para mostrar para as pessoas que eu sou capaz, espero um dia ter uma oportunidade. A minha família, colegas e o professor da minha escolinha de futebol e outros esportistas me dão força que me ajudam a persistir - ressalta.
Com má formação congênita, garoto joga bola e supera deficiência no Acre (Foto: Genival Moura)Armando é da cidade de Guajará, no Amazonas, e vai semanalmente para Cruzeiro do Sul (AC) jogar futebol
(Foto: Genival Moura)
Torcedor do Flamengo, o garoto se espelha no jogador Neymar para continuar tentando uma chance de mostrar seu futebol e buscar uma vaga na base de algum time profissional. A presença de Armando nos jogos entre as escolinhas se tornou uma atração especial.
- Há quatro anos esse garoto vem jogar com os nossos alunos em Cruzeiro do Sul e cada vez vem se destacando mais. Aqui existe até uma rivalidade nos jogos, mas o Armando é um adversário respeitado. Ele joga de volante, marca bem e tem muita visão de jogo, impressionante, nem consigo enxergar deficiência nele. Esse menino é um exemplo de vida -  ressalta o professor da Escolinha Gol de Placa de Cruzeiro do Sul, Valdir Mendes dos Santos, de 51 anos.
Com má formação congênita, garoto joga bola e supera deficiência no Acre (Foto: Genival Moura)Jovem de 14 anos tira boas notas na escola e ainda ajuda a mãe em casa (Foto: Genival Moura)
Craque na sala de aula
A superação não é apenas dentro de campo. Armando aprendeu a superar as dificuldades para se tornar um bom aluno também na escola. Consegue escrever da sua maneira e tirar boas notas, segundo a mãe, Antônia Gonzaga de Oliveira, de 41 anos.
- Quando eu fiquei grávida morava na zona rural e não sabia que ele nasceria com esse problema, na hora do parto fiquei triste, mas logo passou. Nunca pensei que ele fosse ser esse exemplo de superação. O Armando é um ótimo filho, ótimo aluno e no futebol é um craque, assim é o que dizem. Em casa realiza muitas tarefas sozinho em poucas coisas precisa de ajuda - comenta a mãe orgulhosa. 
As virtudes do garoto não param por aí, após perder o pai no ano passado, vítima de um câncer, Armando, que tem um irmão de 10 anos, se tornou o homem da casa.
- Ele é um garoto que tem maturidade e tudo que vou fazer converso e decido junto com ele, meu filho é uma bênção - acrescenta a mãe do adolescente.
Com má formação congênita, garoto joga bola e supera deficiência no Acre (Foto: Genival Moura)Fã de Neymar e torcedor do Flamengo, Armando sonha com chance de ser jogador profissional (Foto: Genival Moura)

Armando foi matriculado pelo pai em 2008 em uma escolinha de futebol do município de Guajará. O professor Francisco Souza Teles confessa que não acreditava muito no novo aluno, mas em pouco tempo sua visão mudou radicalmente.
- Hoje ele marca muito bem, tem um ótimo toque de bola e é incrível, tem carisma atrai a atenção dos outros garotos. Na escolinha os meninos o auxiliam na hora de colocar o uniforme porque ele é muito querido. O pai dele incentivava muito e até me ajudava no trabalho aqui na escolinha, depois que morreu procuro dar ainda mais força a esse menino que é exemplo para todos - ressalta o professor.
Rio Branco é exemplo de inclusão social
O GloboEsporte.com conversou com o promotor de justiça titular da Promotoria Especializada de Defesa da Cidadania do Ministério Público do Acre (MPE-AC), Rogério Voltolini Muñoz. Segundo ele, o trabalho de inclusão social realizado pela Prefeitura de Rio Branco é um exemplo no estado.
- O esporte é válido para todos, seja a pessoa sem deficiência e seja a pessoa com deficiência. Em Rio Branco, tivemos uma edição de Paralimpíadas e isso tem sido estimulado pela Secretaria Municipal de Esportes e pelo poder público. O Ministério Público trabalharia se houvesse uma omissão, mas essa omissão não existe. O apoio tem acontecido. As pessoas com deficiência e interessadas em praticar esporte, podem procurar a Secretaria de Esportes - disse.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.