Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Saiba como organizar melhor os estudos para fazer a prova do Enem

Cronograma de estudos é fundamental para organização. Entre os erros cometidos, está se concentrar em temas menos importantes.
Gioconda BrasilBrasília
O Jornal Hoje começa exibir uma série de reportagens sobre o Enem. Desta vez, o objetivo é acompanhar uma estudante e mostrar, toda semana, como ela está se saindo. Este ano, oito milhões e setecentos mil candidatos vão disputar as vagas, em 115 instituições de ensino superior públicas.
Fernanda rodrigues foi a escolhida para mostrar sua maratona de estudos para a prova. Aos 17 anos, a jovem quer ser enfermeira. Para alcançar o objetivo, ela intensificou os estudos. A rotina é pesada: às 7hs, ela já está na sala de aula, em uma escola da rede pública de Brasília. Quando a aula termina, ela vai direto para o cursinho, onde fica por mais oito horas. Essa rotina se repete de segunda a sexta-feira. Aos sábados, ela não descansa e fica o dia inteiro estudando.
A palavra de ordem nesse momento é organizar o cronograma de estudos, dando prioridade aos exercícios e à revisão das matérias que o aluno acha mais difíceis. “Você tem que fazer o planejamento da forma que seja mais flexível com sua realidade”, orienta a coordenadora Denise Fernandes.


Pedro, de 16 anos, também procurou a orientadora de sua escola para refazer o planejamento e intercalou as disciplinas humanas e exatas durante a semana e deixou o sábado para revisão. “Não é só montar. É preciso cumprir fielmente todos os dias”, alerta a orientadora Klênia Nunes.

Em uma prova que exige tanto conhecimento não dá para perder tempo. Os professores listam alguns erros comuns na preparação para o Enem:
- Não estudar todas as disciplinas;
- Gastar mais tempo com as matéria mais fáceis;
- Se concentrar em temas menos importantes.

A forma de descobrir o que pode cair no exame é refazer as provas anteriores do Enem. A dica de ouro é escrever sempre, fazendo um resumo do que você acabou de estudar. “Quando você escreve, primeiro você está mais uma vez fixando aquele conteúdo. Você está repetindo mesmo. Se ele escreveu, ele vai economizar tempo, que é uma coisa que ele precisa. Nós estamos a um mês da prova”, diz o professor Paulo Santos.
Com disciplina e confiança não tem erro. “Acredite no que você trabalhou para chegar até onde você quer, ou seja, fazer uma boa prova é resultado do que você trabalhou nos últimos anos nos seus estudos”, afirma o professor Roque Matias.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.