Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ministério avalia desempenho em Língua Portuguesa

1112-cotidiano-escolasfundamental-ascomeducacao
Classificação tem Prova Brasil como referência
Entre os alunos do 5º de todo país, o Acre conseguiu ficar em 17º lugar no pior nível em Língua Portuguesa. É o estado do Norte com melhor classificação. Os alunos do 9º ano conseguiram classificar o Acre um pouco melhor: 21º lugar.
O ranking tem nove níveis de classificação. No nível 1 (o mais básico), os alunos não conseguem identificar o personagem principal de uma fábula. É nesse nível mais elementar que estão 18,4% dos alunos do 5º ano do Acre.
A situação melhora um pouco entre os alunos do 9º ano: 20,4% dos alunos estão abaixo do nível 1. É o melhor desempenho do Acre. Melhor desempenho só têm os estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
A ONG Todos pela Educação, uma das referências no país de análise de políticas públicas para o setor, considera que 76,4% estão abaixo do nível considerado adequado. Os alunos mais novos (até 10 anos) tiraram nota abaixo de 150 (em uma escala que vai até 500) quando os especialistas consideram adequado, no mínimo, 200.
Bala de prata_ O diretor de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Josenir Calixto, integra uma concepção de gestão que não valoriza rankings. Valoriza os processos. "Em Educação, não existe 'bala de prata'", analisa. "O que existe é um conjunto articulado de políticas voltadas para a aprendizagem".
A Secretaria de Estado de Educação trabalha com uma escala bem simples de classificação de nível. Há quatro níveis de classificação: abaixo do básico; básico, adequado e avançado. No Acre, lembra Calixto, em 1999, apenas um em cada grupo de dez alunos estava no nível "adequado". Em 2013, a situação é a seguinte:
Adequado/avançado: 72%
Básico: 21%
Abaixo do Básico: 7%
http://agazeta.net/cotidiano/7278-ministerio-avalia-desempenho-em-lingua-portuguesa

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.