Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Policiais civis comemoram aprovação de PCCR no Acre

Plano de Cargo, Carreira e Remuneração foi aprovada em sessão na Aleac.
'Histórica', diz presidente do Sindicato dos Policiais Civis.

Aline NascimentoDo G1 AC
Policiais civis durante a sessão de aprovação do PCCR, nesta quinta-feira (11) (Foto: Itamir Lima/Arquivo Pessoal)Policiais civis durante a sessão de aprovação
do PCCR, nesta quinta-feira (11)
(Foto: Itamir Lima/Arquivo Pessoal)
O Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol/Acre) considera histórica a aprovação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), conquistada na manhã desta quinta-feira (11), em sessão realizada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Desde 2011 o projeto estava em fase de aprovação na Aleac.
Segundo o presidente do Sinpol/Acre, Itamir Lima, a aprovação vem para mudar algumas regras na carreira dos policiais civis do estado. Para ele, a maior conquista com a aprovação do PCCR é a mudança na aposentadoria dos policiais. "Antigamente quando o policial completava 28 anos de serviço tinha que esperar mais seis anos para poder se aposentar, agora com a aprovação do PCCR o servidor não precisa mais esperar esse tempo todo  para dar entrada na aposentadoria", conta o presidente.
Outra mudança na carreira dos policias foi a conquista de uma aposentadoria especial, que antes não era reconhecida por lei, por tempo de contribuição. Itamir explica que o servidor que já trabalhava em outro emprego antes de se tornar policial, vai poder incluir esse período de serviço ao plano de carreira. "Com 30 anos de contribuição, sendo pelo menos 20 na polícia, ele já aposenta. Isso é outra conquista, porque o policial vai conseguir se aposentar mais cedo", diz.
Entre os benefícios aprovados pela comissão, está  o reenquadramento da carreira, regulamentação do nível superior do policial, aposentadoria especial, titulação [gratificação recebida pelo policial por título] e o mudança no tempo de serviço para promoção, que antes era descontado, segundo Itamir, quando o polícia usufruía de algum beneficio.
"É uma conquista histórica para os policiais civis do estado. Estávamos sendo prejudicados, marcou a mobilização que fizemos no começo do ano e agora fechamos com chave de ouro", finaliza.
O deputado estadual do Partido Democrata (DEM), Jamil Asfury, disse que a aprovação do plano de carreira dos policiais civis é um avanço para o estado. "Depois de muita luta, conversação com o governador, com a participação efetiva da Aleac e a contribuição do sindicato que se uniu e mostrou que merecia esses direitos, chegamos a um denominador comum e acabamos por aprovar esse plano. Foi uma grande vitória ao longo desses quatro anos", explica o deputado.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.