Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

"A culpa é do Estado"

270115-policia-luanacampos-tvgazeta
Não se cria vaga nos presídios há 15 anos
Com a penitenciária de Rio Branco interditada parcialmente desde maio do ano passado, as delegacias da cidade estão superlotadas. A carceragem comporta, no máximo, 20 presos. Mas aos finais de semana, esse número sobe para 90. Detentos que deveriam passar até 48 horas, chegam a ficar quase 20 dias em locais que não oferecem condições de permanência por muito tempo.
As celas não possuem chuveiros. Os detentos ficam vários dias sem tomar banho. Além disso, a visita de familiares é proibida. Para juíza Campos, responsável pela interdição, há 15 anos, o Estado não aumenta o número de vagas nos presídios. A retirada de presos de delegacias era uma das principais bandeiras da Frente Popular ao assumir o governo. Hoje, a situação se repete.
“O executivo tem que acompanhar essa modificação de fatos sociais criando novas vagas e presídios para que se possa dar uma solução a esta grande problemática que está o sistema penitenciário do Acre”, argumenta.
Campos revelou ainda que a unidade de regime provisório abriga 700 presos. Quase três vezes mais que a capacidade máxima. “Uma cela para dois, tem onze [presos]. Eles dormem no chão, no teto e quando o ser humano é tratado dessa forma violenta e como um animal, ele sai de lá pior do ele entrou”, enfatiza.
A reportagem de Agazeta.Net procurou o Instituto de Administração Penitenciária para rebater as declarações de Luana Campos. Mas o diretor-presidente do Iapen estava em reunião e não poderia atender a equipe.
http://www.agazeta.net/policia/7802-a-culpa-e-do-estado

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.