Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

“Alta nos combustíveis ainda não terminou”

180215-cotidiano-gasolinaaumento-tvgazeta
Até junho, pode haver novo aumento
Os acrianos foram surpreendidos esta semana por mais uma alta no preço dos combustíveis. O reajuste aconteceu devido a mudança na base de cálculo do ICMS. Mas, nos próximos meses, deve haver novo aumento.
A maioria dos postos de combustíveis de Rio Branco já reajustou os preços. Segundo o sindicato do setor, a medida foi necessária porque as distribuidoras estão repassando o aumento devido às mudanças na cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
De acordo com o economista e advogado Alessando Kallil, o ICMS de 25% sobre os combustíveis continua o mesmo, o que aumentou foram os tributos que são a base de cálculo do imposto.
“Com o aumento do PIS, do Cofins e da Cide, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) baixou o Ato Cotepe, e formalizou o aumento do preço médio ponderado ao consumidor. Traduzindo: esse aumento dos combustíveis para depois do carnaval já estava previsto, porque ainda não tinha ocorrido a atualização do Confaz”, explica.
O aumento nos combustíveis foi para todo país, contudo o Acre será um dos mais prejudicados devido à logística desfavorável. O frete cobrado para o transporte de mercadorias já aumentou e isso vai encarecer toda cadeia comercial.
Como o setor produtivo e industrial do Acre é pobre e a maioria das mercadorias vem de outros estados, é previsível que alimentos, roupas, calçados e tantos outros produtos devem subir. É o chamado efeito cascata.
As más notícias não param por aí. Segundo o economista Kallil, até junho um novo aumento deve se efetivar, para equilibrar as contas da Petrobras. “Os preços da Petrobras estavam defasados em relação ao custo de produção. Então com certeza, teremos um novo aumento até junho”, avalia.
http://agazeta.net/cotidiano/8069-alta-nos-combustiveis-ainda-nao-terminou

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.