Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com ajuda de estudantes, mulher dá a luz dentro de carro em Rio Branco

Uma mulher deu a luz a um bebê dentro de um carro, no Bairro Floresta, na cidade de Rio Branco, capital do Acre, durante a madrugada desta terça-feira, 17, após estudantes de Enfermagem avistarem a grávida pedindo socorro, por volta das 2h da madrugada, às margens de uma das vias mais movimentadas cidade, a Estrada da Sobral, localizada na região Oeste da cidade.

Mesmo temendo ser uma armadilha para assaltos, os acadêmicos pararam o carro e embarcaram a mulher. Mesmo assim, não houve tempo suficiente para que eles chegassem ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), ou à Maternidade Bárbara Heliodora, localizada no Centro da capital.

Com os gritos e fortes dores da mulher, não houve outra alternativa que não ser parar o carro em um posto de combustível e iniciar o parto, ajudando a criança a nascer ali mesmo, dento daquele veículo. Missão de responsabilidade e muito, muito amor para os acadêmicos de uma faculdade privada de Rio Branco.

“A gente tava dando uma volta pela cidade. Já era duas da manhã, e aí eu percebi que tinha uma mulher gritando muito e pedindo socorro. Eu até pensei que poderia ser uma assalto, então passei bem devagar e parei. Foi quando vi que era uma mulher, de uns 28 anos, e aís resolvemos ajudar. Eu a coloquei no banco da frente e parti rumo ao hospital, mas acabamos tendo que parar num posto de gasolina, ali na Rua Minas Gerais, porque ela sentia muitas dores e gritava, e a gente ficou preocupado e resolveu logo ajudar ela no parto. Graças a Deus, deu tudo certo e o bebê nasceu saudável. Foi uma sensação linda, maravilhosa (sic)”, conta o Deivid Braga, de 28 anos, que ao lado de outros quatro colegas de classe, realizou o parto da criança.
Ainda de acordo com o estudante, que cursa bacharelado em Enfermagem há uma semana, logo que a criança nasceu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Contudo, o atendimento demorou um pouco. Deivid conta que o grupo não cortou o cordão umbilical [responsável pelo repasse de sangue e nutrientes ao bebê durante a gestação]. “A gente não cortou o cordão não. A gente chamou o Samu, mas eles não chegaram de imediato. Nós esperamos e eles já levaram ela [a mulher] e tudo”, explica o jovem.
ENTENDA

Segundo apurado pelo ac24horas, a mãe, Maria Monteiro Barroso, de 27 anos, é moradora de uma comunidade rural localizada às margens da Estrada Transacreana, e teria vindo para a cidade durante a manhã de ontem, 16. Por volta da zero hora de hoje, começaram as dores e, sem dinheiro, teve de ir a pé até a maternidade, no Centro. Não suportando as dores, parou em frente à Secretaria de Estado de Educação (SEE), e pediu socorro.
De acordo com a mãe, a bebê receberá o nome de Giovana Vitória. A menina nasceu pesando 2,5kg, mas está com problemas respiratórios e será mantida na incubadora, segundo os médicos da Maternidade Bárbara Heliodora. Além disso, ela teria engolido líquido proveniente da secreção do parto. Mesmo assim, ela não corre risco de vida.
Doações – A menina só tem, segundo funcionários do centro de saúde, uma roupa, portanto, que quiser ajudar a família, pode procurar a maternidade pública e entregar roupas e/ou fraudas, informando que é para a mãe internada no Posto 3, leito 2.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.