Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

A 4 dias do fim da vacinação contra gripe, AC atinge 19% do público-alvo

Com estimativa de 170 mil, campanha imunizou somente 32,8 mil pessoas.
Público-alvo é composto por idosos, crianças, gestantes, presos e indígenas.

Caio FulgêncioDo G1 AC
Idosos estão entre público alvo da campanha (Foto: Divulgação / Ascom Araruama)Idosos estão entre público alvo da campanha
(Foto: Divulgação / Ascom Araruama)
Com quatro dias para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, o Acre imunizou apenas 32.893 pessoas de um público estimado em 170 mil, o equivalente a pouco mais de 19%. Os dados são do Programa de Imunização do Estado e divulgados nesta terça-feira (19). A campanha teve início no último dia 4 e termina nesta sexta-feira (22).
De acordo com a enfermeira Núbia Moreira, que integra a equipe de Imunização, todos os grupos prioritários apresentam o mesmo nível de imunização, em torno de 20%. Disponibilizadas em todo o estado, a vacina imuniza os três tipos de vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano, A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
"As doses estão disponíveis em todas as salas de vacina do estado, em todos os municípios. É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde para tomar sua dose, porque não tem perspectiva de prorrogação da campanha até o momento", diz a enfermeira.
O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população carcerária e os funcionários dos sistema prisional. Também podem receber a vacina pessoas portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Segundo o Ministério da Saúde, da meta de quase 41 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país, pouco mais de 12 milhões foram imunizadas - um percentual de aproximadamente 30%.
Após receber a dose, o Ministério da Saúde explica que, de forma rara, podem ocorrer dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. No entanto, são manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em no máximo 48 horas. A vacina não é indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenha alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.