Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

BOA NOTICIA: Acre recebe aparelho fibroscan

250815-cotidiano-equipamento-divulgacao
Equipamento substitui biópsia para exames hepáticos
O Acre recebe no mês de setembro dois aparelhos para a realização de exames hepáticos. O equipamento de alta tecnologia mede o nível de fibrose no fígado de pacientes com doenças hepáticas, substituindo a biópsia, método em que um pequeno pedaço do órgão é retirado para análise.
A Secretária Adjunta de Estado de Atenção à Saúde, Paula Mariano, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 24, com a quipe de infectologistas para falar sobre a utilização do aparelho.
Um fixo ficará em Rio Branco e um portátil será encaminhado aos municípios de Sena Madureira, Brasileia, Jordão, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Os equipamentos, cedidos pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), permanecerão no Acre por 30 dias, podendo retornar posteriormente.
A previsão é que 1,5 mil pacientes se beneficiem com o exame de elastrografia hepática durante o mês de setembro. “Esse exame é necessário para que os médicos avaliem se os pacientes podem ou não tomar a nova medicação disponível para hepatites, por isso buscamos a parceria com a SBH, pois o exame feito pelo fibroscan é menos invasivo e o resultado sai na hora”, explicou Paula Mariano.
A equipe médica passou por diversos treinamentos para operar o aparelho. “Esse é um exame de ponta, que oferece mais conforto para o paciente, diferentemente da biópsia, um método invasivo e com resultado demorado”, disse Cirley Lobato, médica infectologista.
http://www.agazeta.net/cotidiano/10066-acre-recebe-aparelho-fibroscan

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.