Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Chefão da PGR Rodrigo Janot, responsável pelas investigações da Lava Jato vem ao Acre

JANOT_02
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato contra políticos ocupantes de cargos públicos, vem ao Acre cumprir agenda oficial no dia 4 de setembro, data que marca a inauguração da nova Sede do Ministério Público Federal do Acre. Autoridades no Estado já estão recebendo o convite assinado por ele, que é o que indica sua presença no ato solene. A presença de Janot ainda não foi confirmada pela assessoria de comunicação do MPF/AC.

Desde março, quando denunciou formalmente ao Supremo Tribunal Federal dezenas de políticos acusados de participação no escândalo, Janot dividiu os holofotes da Lava Jato com a força-tarefa de procuradores do Paraná e o juiz Sergio Moro – o responsável por mandar para a cadeia donos de empreiteiras como Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e, mais recentemente, o ex-ministro José Dirceu.
A  Lista de Janot, a relação de 49 políticos de seis partidos implicados no escândalo, marca um ineditismo: foi a primeira vez em que tantas autoridades com foro privilegiado se tornaram alvo de uma mesma apuração, vencendo o marco anterior, o mensalão, julgado em 2012.
Por apontar sua mira para importantes nomes da política nacional, Janot ganhou uma série de “inimigos”. Os principais deles são o senador Fernando Collor e e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O primeiro, que já teve bens apreendidos e é suspeito de ter recebido R$ 26 milhões em propinas, pediu uma investigação contra Janot para que ele fosse destituído da função. O segundo chama de “querela pessoal” as acusações contra ele —entre elas, a de ter recebido ao menos R$ 5 milhões em pagamentos ilícitos. Neste mês. Janot apresentou ao STF denúncia por corrupção contra Cunha e Collor. O chefão da PGR afirma que os dois receberam dinheiro desviado da Petrobras. Se o Supremo Tribunal Federal aceitar denúncia, os parlamentares se tornarão réus.
http://www.ac24horas.com/2015/08/25/chefao-da-pgr-responsavel-pelas-investigacoes-da-lava-jato-vem-ao-acre/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.