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Em visita técnica à ponte do Madeira, diretor do DNIT garante: “obra é prioridade para o governo federal”

Fotos: Marcos Vicentti
Fotos: Marcos Vicentti

Em visita técnica à ponte do Madeira, diretor do DNIT garante: “obra é prioridade para o governo federal”

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Marcus Alexandre, participou nesta segunda-feira, 17, da visita técnica às obras da ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, projeto que muito interessa não apenas a cidade de Rio Branco como a todo o Estado do Acre. Marcus Alexandre atendeu convite do senador Jorge Viana e da direção Regional do Partido dos Trabalhadores no Acre.
A visita foi bastante prestigiada, contando com as presenças do engenheiro Luiz Antonio Ehret Garcia, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Ney Amorim; deputados estaduais Daniel Zen (Líder do Governo na Assembleia Legislativa), Heitor Júnior, Lourival Marques e Jonas Lima; além dos vereadores de Rio Branco, Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal, Graça da Baixada e Fernando Martins; dos deputados federais Léo de Brito e Raimundo Angelim; do vice-presidente do Senado, Jorge Viana; do presidente do Diretório Regional do PT no Acre, Ermício Sena; do secretário de Estado da Articulação Institucional, Francisco Nepomuceno “Carioca”; do superintendente regional do DNIT para Rondônia e Acre, Fabiano Martins; técnicos e assessores do Governo do Estado do Acre; da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Acre, Carminda Pinheiro; o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre (SENGE), Tião Fonseca; estudantes de engenharia civil e engenheiros ligados ao CREA e ao SENGE.
Ponte, que ligará o Estado de Rondônia ao Acre, terá um quilômetro de extensão, vão livre de 170 metros e 19 metros de altura
Ponte, que ligará o Estado de Rondônia ao Acre, terá um quilômetro de extensão, vão livre de 170 metros e 19 metros de altura
A ponte, que ligará o Estado de Rondônia ao Acre, terá um quilômetro de extensão, vão livre de 170 metros e 19 metros de altura. O projeto tem atualmente 28% das obras executadas, e está orçado em R$ 128 milhões. Já está sendo executado pelo DNIT desde julho do ano passado, quando foi instalado o canteiro de obras no local. “Esta é uma obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento, é prioridade para o Governo Federal”, afirmou Luiz Antônio Garcia. “Já existem recursos alocados no Orçamento Geral da União para continuidade desta obra”, completou Garcia ao dimensionar o nível de envolvimento do DNIT e da própria presidenta Dilma no projeto. De seu lado, o senador Jorge Viana disse que a obra “mexe com a alma acreana” e, por isso, tão importante para o Estado.
No ano passado, o rio Madeira e seus afluentes tiveram o nível elevado a tal ponto que cobriu parte da BR-364, interrompendo por dois meses o trânsito entre Porto Velho e Rio Branco. A capital sofreu com o desabastecimento e o pior só não aconteceu por conta das operações desencadeadas pelo governador Tião Viana.
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Canteiro foi instalado a 14 km da obra

Segundo o superintendente do DNIT, Fabiano Martins, as obras estão transcorrendo dentro do cronograma estabelecido pelo Governo Federal, refirmando o compromisso de entregar a ponte em operação até no máximo 2017. O responsável da obra pelo consórcio construtor, o engenheiro Cleyder Razzini, relatou que a instalação do canteiro teve de ser feita a 14 quilômetros da obra porque o proprietário do imóvel às margens do rio não aceitou nenhuma das propostas da empresa. Ele é o dono das balsas que fazem a travessia de pessoas e veículos. O serviço de travessia é prestado há pelo menos 22 anos pelo empresário Roberto Dorner, conhecido na região como “o rei da balsa”. Como empreendedor individual ou por meio das empresas Amazônia Navegações e Rodonave Navegações, ele opera transporte de cargas, veículos e pessoas em várias regiões. Sem interesse direto na ponte, que significa a redenção socioeconômica para milhares de pessoas nos Estados de Rondônia e Acre, o operador das balsas fez com que o canteiro ficasse muito longe das obras, mas conforme Razzini, as adaptações superaram esse problema.
Prefeito Marcus Alexandre, senador Jorge Viana e outras autoridades estiveram na visita às obras
Prefeito Marcus Alexandre, senador Jorge Viana e outras autoridades estiveram na visita às obras

Ermício Sena destaca compromisso de Dilma com a obra

O presidente do PT do Acre, Ermício Sena, um dos organizadores da visita técnica, avaliou como positivo o andamento da obra, o que destaca o compromisso da Presidente Dilma com o desenvolvimento desta região do Brasil. O deputado Léo de Brito informou que fez gestão junto à Lei de Diretrizes Orçamentárias para que sejam confirmados os recursos para a ponte no ano que vem, e o coordenador da bancada federal do Acre no Congresso Nacional, Raimundo Angelim, pediu atenção à região alagadiça na BR-364, o que se tiver um bom serviço pode dificultar o acesso à ponte – e deixou claro que o projeto não tem signatário a não ser o povo.
A obra começou no ano passado após sucessivas tentativas de impedir a implantação da ponte que significa a redenção para o Acre quando o assunto é transporte de pessoas e cargas pela via rodoviária.
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Projeto tem atualmente 28% das obras executadas, e está orçado em R$ 128 milhões
Projeto tem atualmente 28% das obras executadas, e está orçado em R$ 128 milhões
Atualmente, a travessia do Madeira é feita por balsas, em viagens que duram, em média, uma hora e meia. “Quando a ponte estiver pronta essa travessia será de um minuto”, disse Razzini.

O QUE ELES DISSERAM

“A última grande dificuldade logística para o Acre é esta ponte. Ela significa a redenção econômica do Acre”.
Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco e presidente da AMAC.

“Este é um momento extremamente importante para nós, pois sabemos a importância dessa obra para o Acre”.
Ney Amorim, presidente da ALEAC

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