Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Homem com um testículo teria menos força, diz comandante dos Bombeiros

Concurso no Acre foi suspenso pela Justiça por proibições a candidatos.
Segundo Gundim, os mesmos critérios foram usados no concurso anterior.

Quésia Melo e Yuri MarcelDo G1 AC
Estado do Acre autoriza concurso para oficial da PM e do Corpo de Bombeiros (Foto: Eduardo Duarte / G1)Comandante dos Bombeiros diz que homem com
testículo único teria limitações
(Foto: Eduardo Duarte / G1)
O concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do estado, lançado no dia 8 de julho, foi suspenso pela Justiça nesta sexta-feira (31), após ser deferida uma liminar movida pela Defensoria Pública do Acre. De acordo com o órgão, a suspensão ocorreu por causa de um anexo com uma série de proibições aos candidatos que inclui tatuagens na cabeça, pescoço e nos braços; cicatrizes "antiestéticas"; e ocorrência de testículo único, salvo em casos congênitos.
Procurado pelo G1, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim, disse que a corporação já havia sido notificada, junto com a Polícia Militar (PM-AC). O caso está em análise e será avaliado. A resposta da corporação foi enviada ao Judiciário na quinta-feira (30). Em relação a um dos itens mais polêmicos do edital, a de que um homem com o testículo único não poderia realizar o concurso, o comandante alegou que essa pessoa teria menos força e correria o risco de ficar impotente para algumas atividades.
“Ele é uma pessoa que tem menos força, que tem suas limitações. Quando uma pessoa está precisando de socorro, ela quer que chegue uma pessoa que esteja com saúde boa para atender. Que tenha condições de fazer qualquer tipo de serviço e não pode ter limitações”, disse.
Questionado sobre a alegação da Defensoria, que considera os itens inclusos no edital preconceituosos e discriminatórios, o comandante nega que a instituição aja de forma preconceituosa. “Antigamente era proibido homossexual no militarismo, hoje está liberado, como em outros setores. Ninguém discrimina. E o Corpo de Bombeiros não é uma instituição que discrimina as pessoas, agora, temos princípios militares que regulam a conduta da pessoa”, afirma.
O oficial enfatiza ainda outro tópico do edital, a proibição de tatuagens. Ele afirma que quando discretas, não há problema nenhum e destaca que muitos oficiais têm tatuagens. “Você imagina uma pessoa que vai ser oficial do Corpo de Bombeiros e futuramente pode ser um comandante com uma tatuagem no rosto? Vi no Rio de Janeiro um homem que tinha uma teia de aranha no rosto, uma pessoa dessas não tem condições de ser oficial porque parece um gibi. Agora se tiver uma tatuagem discreta não tem nenhum problema.O problema é que existem pessoas que através da tatuagem fazem apologia ao crime, drogas e violência", disse.
Além dos desenhos, o comandante também falou sobre o uso de piercings e cicatrizes estéticas. No edital, o candidato do sexo masculino não pode ter 'piercing' em qualquer área do corpo e para candidatas do sexo feminino é proibido em regiões do supercílio, nariz, lábios, mamas e órgãos genitais. Segundo Gundim, o regulamento atual proíbe o uso do acessório por ferir a postura militar.
“Você vê nas ruas as pessoas com piercing na sobrancelha, orelha, língua e até lábios. Isso vai contra nosso regulamento. É proibido militar usar brinco, aí o cara vai usar um piercing? As normas do regulamento são as que aplicamos quando alguém infringe o pudor militar. A fenda labial é uma cicatriz estética, essas pessoas não conseguem falar. Mas, isso é subjetivo, quando a pessoa passar dentro de uma das etapas da seleção o médico é quem vai analisar e pode dizer que não há problemas, que não atrapalha o serviço dele”, salientou.
Além disso, candidatos com função respiratória prejudicada, problemas de visão e audição também não podem exercer a função. Gundim diz ainda, que esses critérios já foram adotados no concurso anterior e não houve questionamentos.
“Essas pessoas vão ter dificuldades no curso de formação. No último curso tivemos uma pessoa com olho de vidro. Se essa pessoa tiver em uma missão e cair um cisco no olho que enxerga, como ela vai ver? Além disso, temos os cursos específicos, como o de mergulho, onde a pessoa não pode ter nem mesmo sinusite. A formação do bombeiro é muito técnica e isso exige uma saúde boa. Não houve nenhum questionamento no concurso anterior e foram os mesmos critérios”, finalizou.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.