Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com isopor e ventilador, alunos do AC fabricam 'ar-condicionado' caseiro

Estudantes apresentam invenções na 1ª Expociência Juruá.
Mostra reúne trabalhos de estudantes do ensino médio.

Adelcimar Carvalho e Anny BarbosaDo G1 AC

Para enfrentar temperaturas que podem ultrapassar os 40° C durante o verão acreano, às vezes é preciso ser criativo. Foi o que mostrou um grupo de estudantes de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Com uma caixa de isopor, gelo e ventilador eles montaram um “ar-condicionado caseiro”.

O projeto dos alunos da Escola Estadual Valério Caldas de Magalhães foi apresentado durante a 1ª Expociência Juruá, que reuniu as escolas de ensino médio da região.

De acordo com o estudante Francisco José Torres, um dos idealizadores do projeto, o objetivo era desenvolver um método de resfriamento do ar sem grandes custos.

"É bem simples e prático, usamos um ventilador, um recipiente com gelo e garrafas pets cortadas. Fizemos um furo na tampa para entrar o vento e três furos no corpo do isopor, colamos as garrafas cortadas nos buracos e o recipiente de gelo dentro do isopor", explica.
Segundo ele, o ar sai mais frio devido ao gelo dentro do isopor e pode ser usado em ambientes fechados para refrigerar.

A Expociência
A feira reuniu cinco escolas de ensino médio de Cruzeiro do Sul e de Rodrigues Alves. Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia do Acre, Renata Souza, a intenção é popularizar ciência e tecnologia no interior do Acre e apresentar aos alunos as invenções criativas do estado.

Estudantes montaram 'ar-condicionado' com ventilador, caixa de isopor e gelo (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Estudantes montaram 'ar-condicionado' com ventilador, caixa de isopor e gelo (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.