Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Presídio tem piscina de plástico para presos no Acre

Diretor diz que piscina foi usada por igreja para batizar presos. 
Sindicato dos Agentes Penitenciários contesta e diz que é usada para lazer.

Quésia MeloDo G1 AC
Sindicato denúncia piscina para detentos em presídio. Direção nega e diz que local é usado por igreja para batizar presos (Foto: Arquivo Pessoal)Sindicato denúncia piscina para detentos em presídio. Direção nega e diz que local é usado por igreja para batizar presos (Foto: Arquivo Pessoal)
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC), Adriano Marques, denuncia a instalação de uma piscina na Unidade Prisional 4,  no complexo penitenciário Francisco D'Oliveira Conde, em Rio Branco. Segundo Marques, a piscina, que tem aproximadamente 1 metro de largura por 1,5 metro de comprimento, seria para uso dos presidiários.
O diretor do presídio nega a utilização para lazer e diz que a piscina foi deixada na unidade por representantes de uma igreja evangélica para ser usada em rituais de batismo. E a última vez que teria sido usada foi no mês de agosto. 
O presidente do sindicato contesta. Ele afirma que os detentos teriam pedido que a piscina fosse mantida para lazer, mesmo após o ritual. Pedido que teria sido acatado pela direção da unidade.
"Os servidores denunciaram e foram ameaçados de transferência da UP4. Eles entraram em contato comigo e nesta terça-feira (17) vão denunciar a direção por assédio moral. Esse tipo de regalia não tem previsão legal. Não há bloqueador de celular e os presos podem se comunicar e dizer que o presídio permitiu isso e os outros têm que permitir também. Vamos procurar o Ministério Público (MP-AC) e a Vara de Execuções penais", disse.
Direção nega uso de piscina para lazer
O diretor do presídio Denis Picolo confirma que a piscina foi deixada por representantes de uma igreja da capital. Ele nega, entretanto, que o local seja usado para lazer dos detentos.

Diretor de presídio nega que piscina seja usada para lazer de presos (Foto: Arquivo Pessoal)
Diretor de presídio nega que piscina seja usada
para lazer de presos (Foto: Arquivo Pessoal)
"Já até falei com o pastor responsável. A piscina foi usada para batizar os presos de uma ala, apenas isso. Sexta-feira é o dia destinado a visita religiosa, quem quiser frequentar a igreja é batizado e autorizamos a entrada de uma piscina ou de uma caixa d'água. O batismo ocorreu apenas uma vez", explica.
Picolo afirma ainda, que deve procurar a Justiça e entrar com um processo por danos morais contra o presidente do Sindap-AC.

"Quero que ele prove isso [o uso da piscina para lazer dos detentos], vou procurar meus direitos. O que ocorre é que a direção solicitou transferência de agentes penitenciários, vai haver novas lotações, alguns deles não gostaram e acabam criando situações, como um boicote, para denegrir a imagem da instituição", finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.