Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Alunos e professores fazem mutirão para pintar escola em Rio Branco

Ação ocorre na Escola Dr. João Batista Aguiar, na capital. 
Secretaria diz que doou tintas para ajudar no mutirão.

Aline NascimentoDo G1 AC
Alunos pintam parede de sala de aula durante mutirão realizado neste sábado (Foto: Aline Nascimento/G1)Alunos pintam parede de sala de aula durante mutirão realizado neste sábado (Foto: Aline Nascimento/G1)
Alunos, professores, servidores, pais e moradores participam de um mutirão para pintar e limpar as salas de aula da Escola Dr. João Batista Aguiar, localizada no Conjunto
Manoel Julião, em Rio Branco. A ação começou logo cedo, às 7h deste sábado (23), e deve terminar no final do dia. Em média 100 pessoas colaboram para reformar a escola.
O diretor de gestão da Secretaria de Educação do Acre (SEE), Evaldo Viana, a escola passou por pequenas reformas  no início do ano e confirmou que a secretaria ajudou doando tintas para o mutirão. "Fizemos reformas no bebedouro, na cobertura. Entramos com a tinta que tínhamos no depósito. Não apoiamos as iniciativas onde os alunos precisem tirar dinheiro do bolso, mas a iniciativa foi boa", conta Viana.
O diretor do colégio, Vanderley Rocha, revela que o mutirão faz parte de uma gincana realizada na escola. Rocha lançou o desafio para as turmas há 30 dias e aquelas que trouxessem mais materiais e gente para ajudar ganham um passeio em uma chácara.
"Assumimos a escola há dois meses e a parte física estava muito suja, riscada. Recorremos à secretaria de Educação para tentar fazer uma reforma, mas devido à crise e a falta de recuso, não foi possível.  Conversei com os professores e até alguns pais e, então, nasceu a ideia de fazermos um mutirão para pintar. A secretaria ainda doou 8 latas de tinta", detalha o diretor.
Sujo de tinta e poeira, o técnico administrativo Anazon Alexandre, de 42 anos, pintava a sala onde a filha Letícia Nunes, de 12 anos, estuda. Ele conta que achou a iniciativa da escola muito boa e criticou o estado por não ter como ajudar.
"Eu achei uma boa ideia da direção nos convidar para dar esse apoio. Eu não sou pintor profissional, mas quero ajudar. Ao mesmo tempo ficamos um pouco tristes porque tinha que ser uma iniciativa do estado, ele que deveria cuidar das escolas", acredita o técnico.
O técnico administrativo Anazon Alexandre participa do mutirão e pintou a sala que a filha Letícia Nunes estuda (Foto: Aline Nascimento/G1)O técnico administrativo Anazon Alexandre participa do mutirão e pintou a sala que a filha Letícia Nunes estuda (Foto: Aline Nascimento/G1)
Para a filha de Alexandre, o mutirão é uma forma de conscientizar os alunos que gostam de rabiscar as paredes e sujar as salas do colégio. "É uma forma de manter a sala limpa e dos garotos não grafitarem as paredes", diz a estudante do 8º ano.
Pai de dois ex-alunos da escola, o pintor Sebastião Alves, de 42 anos, disse que se disponibilizou a ajudar quando soube da iniciativa. "Eu me ofereci para pintar a escola, mas como não podiam parar as aulas, esperei ter o mutirão e me ofereci para ajudar voluntariamente", diz o pintor.
A professora de língua portuguesa, Verônica Tinoco, revelou que ao menos 60 alunos dos ensinos fundamental e médio participam da ação e a ideia é pintar as paredes das 16 salas de aulas e limpar as cadeiras.Trabalhamos com apadrinhamento e cada professor adotou uma sala. Estamos coordenando as salas para manter limpa e pintadas. Vamos limpar as cadeiras riscadas e deixaremos tudo limpo", afirma a professora.
Segunda fase
O diretor Vanderley Rocha revelou ainda que deve haver uma segunda fase do mutirão. Ação deve ocorrer no final do mês de maio e a parte externa do colégio deve ser pintada na ocasião.
"No próximo sábado (30) teremos o aniversário da escola, teremos muita coisa para comemorar. Logo após vamos lançar outro desafio, para pintar a parte externa, e no final de maio concluir a reforma", finaliza o diretor.
Cadeiras recebem limpezas durante mutirão realizado na Escola Dr. João Batista Aguiar (Foto: Aline Nascimento/G1)Cadeiras recebem limpezas durante mutirão realizado na Escola Dr. João Batista Aguiar (Foto: Aline Nascimento/G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.