Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Aposentado quer arrecadar R$ 16 mil para cirurgia de próstata no Acre

Antônio Silva, 76 anos, reclama de sonda e conta que já teve hemorragias.
Família vai realizar bingo no dia 15 de maio para arrecadar dinheiro.

Quésia MeloDo G1 AC

Aposentado quer arrecadar R$ 16 mil para cirurgia de próstata e reclama de desconforto causado por sonda (Foto: Arquivo Pessoal)Aposentado quer arrecadar R$ 16 mil para cirurgia
de próstata e reclama de desconforto causado por
sonda (Foto: Arquivo Pessoal)
O aposentado Antônio Braga da Silva, de 76 anos, quer arrecadar ao menos R$ 16 mil para uma cirurgia de próstata. O idoso conta que usa uma sonda desde agosto de 2015 e que pode ser retirada somente após a cirurgia. Silva relata ainda que o objeto é desconfortável e que já teve hemorragia e segue tomando medicamentos após uma infecção no local.
Ele disse ainda que aguarda pela cirurgia agendada no Hospital das Clínicas, em Rio Branco, desde que passou a usar a sonda, mas não deram um prazo para que o procedimento seja realizado.
G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que informou que o paciente deu entrada na solicitação de cirurgia em 14 de dezembro de 2015. A gerência do hospital disse ainda que as cirurgias "estão sendo realizadas e os pacientes são chamados de acordo com a ordem de prioridade estabelecida", destaca.
Por isso, Silva e a família decidiram fazer um bingo beneficente, que deve ser realizado no dia 15 de maio, a partir das 10h no clube Bancrevea, em Rio Branco. As cartelas são vendidas por R$ 10. Ao todo, serão sorteados cinco prêmios. O primeiro é um ventilador e uma sanduicheira, em seguida, um ventilador e um liquidificador, uma bicicleta e dois garrotes.
"A sonda precisa ser trocada de 15 em 15 dias, mas é muito ruim e incomoda. Minhas netas foram procurar os preços da cirurgia com um médico particular, um disse que cobrava por R$ 9 mil  e outro R$ 10,5 mil sem contar com a internação no hospital para a recuperação. Procuramos o Hospital das Clínicas, disseram à minha família que dariam prioridade ao meu caso, mas isso já faz mais de 15 dias e ainda não fui chamado", conta.
Apesar de aposentado, Silva diz que não gosta de ficar parado e no dia que percebeu os sintomas da doença havia trabalhado em uma obra ajudando os filhos, que são pedreiros e mestre de obras.
"No dia após trabalhar fui para um aniversário e bebi umas cervejas, de madrugada estava em casa por volta das 4h da madrugada e acordei sentindo aquela dor no abdômen e não conseguia urinar. Fui para uma UPA, não conseguiram colocar a sonda e me encaminharam para o Pronto-Socorro, minha barriga e minhas pernas incharam, eles furaram abaixo do meu umbigo e isso aliviou. Depois a dor voltou e colocaram a sonda que uso até hoje", lembra.
Com a cirurgia, ele espera voltar a ter uma vida normal e retomar as atividades que fazia no dia a dia. "Só quero voltar a fazer o que fazia sempre e ajudar meus filhos. Sempre reclamo para os médicos, digo que incomoda, mas a resposta é a mesma e preciso dessa cirurgia. Espero arrecadar o dinheiro necessário e tirar essa sonda", finaliza
.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.