Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com toxoplasmose e sem medicação, grávida teme pela saúde da filha

Em Cruzeiro do Sul, 26 casos da doença foram registrados este ano. 
Cidade não disponibiliza nem medicação e nem sorologia.

Anny BarbosaDo G1 AC

Mulher teme que sua filha nasça com alguma sequela da doença  (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)Mulher teme que sua filha nasça com alguma sequela da doença (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)






O diagnóstico de toxoplasmose assustou muito a dona de casa Fabiana Oliveira, de 31 anos, grávida de seis meses. Porém, ficou ainda mais preocupada ao saber que a rede pública deCruzeiro do Sul não disponibilizava o Cloridrato de Clindamicina, usado para o tratamento,  nem estava fazendo a sorologia.
“Fiquei muito assustada mesmo. No início era uma tosse, cansaço e dores na perna, mas não sabia que estava com toxoplasmose”, conta.
Fabiana revelou que enfrenta diariamente o medo da filha nascer com alguma sequela devido à doença. “Eu sou adulta, sei procurar atendimento, mas minha filha é uma criança que pode nascer com cegueira ou até morrer", destaca.
De acordo com a dona de casa, há quase um mês ela espera pela medicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quando um casal amigo dela procurou em todas as farmácias e achou apenas 10 caixas e fez a doação à ela. 
‘Não tem material’, diz Saúde
O problema se estende também no centro de diagnóstico de doenças, que não está mais coletando as amostras por falta também de equipamentos para fazer o exame. A coordenadora do centro de diagnósticos, Raquel Valente,  informa que desde dezembro de 2015 grande parte das amostras de sorologias exigidas no pré-natal não estão sendo feitas.

“A procura do exame de toxoplasmose é bem alta, porém, não estamos mais fazendo essa coleta devido à falta de equipamentos não tem mais kits", explica.
Raquel diz ainda que a orientação para grávidas que querem fazer o exame de toxoplasmose é recorrer ao atendimento particular. "Infelizmente estamos pedindo que procurem a rede particular porque o SUS não estao exame de toxoplasmose em Cruzeiro do Sul”, afirma.
De acordo com a coordenadora, cerca de 20 pessoas diariamente procuram esse exame no centro e não são atendidas. “Nenhuma sorologia está sendo feitaa aqui, nem HIV, nem toxoplasmose, nem Hepatite B o que estamos fazendo são os testes rápidos poucas sorologias estão sendo feitas aqui no centro de diagnóstico”, finaliza.
Medicamento não estão disponíveis na rede pública de Cruzeiro do sul  (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)Medicamento não estão disponíveis na rede pública de Cruzeiro do sul (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)
Entenda o caso
A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, vem sofrendo com casos de toxoplasmose. Só este ano, segundo a Secretaria de Saúde da cidade, foram 26 registros da doença e o que mais preocupa as autoridades é a falta de medicamentos na rede pública do município.

O secretário municipal de Saúde, Edir Clemente, disse que esse problema não está de forma isolada em Cruzeiro do Sul mas, é um problema em nível nacional. “Estamos com o estoque zerado na verdade, os municípios estão encontrando dificuldades para realizar as compras”, explicou.
A doença
A toxoplasmose, ou doença de gato como é conhecida na região, trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez
.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.