Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Jovem morre após ser espancado em Centro Socioeducativo no AC

Rapaz de 17 anos dividia a cela com outros três menores.
Inquérito policial foi instaurado para apurar morte de adolescente.

Do G1 AC

Adolescente foi agredido por colegas de alojamento (Foto: Arquivo pessoal)Adolescente foi agredido por colegas de
alojamento (Foto: Arquivo pessoal)
Um adolescente de 17 anos morreu após após ser agredido por colegas de alojamento no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco. Daniel Barbosa Matos dividia o local com outros três menores. Na manhã deste sábado (16) representantes do Instituto Socioeducativo (ISE), da Polícia Civil e da secretaria de Direitos Humanos deram uma coletiva sobre o caso.
"Hoje nossa Corregedoria, juntamente com a equipe técnica, permanece na instituição  dialogando com os adolescentes, com a equipe de segurança, verificando todo o material  de vídeo para poder apurar com precisão o que de fato aconteceu", diz o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.
O fato teria ocorrido por volta das 18h50 desta sexta-feira (15). Agentes informaram que escutarem os gritos que vinham da cela e correram para socorrer o adolescente. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu à gravidade das agressões.
"Os agentes ouviram os gritos, ouviram os garotos chamando, foi o momento em que eles interviram. Apesar da fatalidade, a equipe foi ágil e evitou que algo ainda pior acontecesse", acrescenta Almeida.
Secretário de Direitos Humanos, secretário de Polícia Civil e diretor presidente do ISE falaram em coletiva (Foto: Divulgação Polícia)
Secretário de Direitos Humanos, secretário de Polícia
Civil e diretor presidente do ISE falaram em coletiva
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
O menor cumpria medida socioeducativa pelo crime de tentativa de homicídio. Os outros companheiros de alojamento, segundo o ISE, tinham o mesmo perfil que ele e respondem por homicídio, tentativa de homicídio e assalto.
O secretário de DireitosHumanos, Nilson Mourão, declarou que lamenta o ocorrido e que o governo é solidário à família da vítima. "Nós esperamos e temos a segurança que o procedimento administrativo e criminal estão sendo conduzidos. A secretaria de Direitos Humanos vai se responsabilizar e dar  o acompanhamento social e psicológico à família", afirmou.
Em nota, o governo do Estado informou que “ao tomar conhecimento do fato, a pedido do ISE, a Polícia Civil enviou uma equipe de peritos para os procedimentos legais. Imediatamente, foi instaurado inquérito policial para apurar responsabilidades e punir aqueles que cometeram o crime”. 
Ainda segundo a nota, “um procedimento interno foi instaurado, com o acompanhamento da Corregedoria do ISE, a fim de averiguar todas as circunstâncias e dar os encaminhamentos jurídicos contra possíveis omissões.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.