Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acreano que deixou zona rural para estudar é aprovado em medicina

Romão Carvalho se mudou de Senador Guiomard para Rio Branco há 4 anos.
Para se preparar para o Enem, acreano estudava mais de 10 horas por dia.

Caio FulgêncioDo G1 AC

Romão Carvalho, de 18 anos, mora sozinho em Rio Branco; a família vive na zona rural da capital acreana (Foto: Caio Fulgêncio/G1)Romão Carvalho, de 18 anos, mora sozinho em Rio Branco; a família vive na zona rural no interior do estado (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Todas as privações por ter deixado a casa da família na zona rural de Senador Guiomard, no interior do Acre, para estudar valeram a pena para o acreano Romão Carvalho, de 18 anos. Há quatro anos, ele mora em Rio Branco e nesta segunda-feira (18) descobriu que conseguiu uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Carvalho conta que cursou todo o ensino fundamental em escola pública rural e, aos 14 anos, decidiu se mudar para a capital acreana para fazer o ensino médio em um colégio particular. Nos dois primeiros anos, ele morou com um primo. Em 2015, passou a viver sozinho.
A escolha pela medicina, segundo o estudante, surgiu no último ano colegial, após analisar as disciplinas que tinha mais aptidão, como biologia e química.
Ele fez dois anos de curso preparatório e essa foi a terceira vez que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acreano tirou 774.2 pontos.
“Escolhi por uma questão de afinidade. Na realidade, cheguei a essa conclusão no meio do meu terceiro ano do ensino médio. Analisei e descobri que seria medicina. A partir daí, foquei. Mesmo não tendo passado duas outras vezes, continuei focado”, explica.
Durante todo o ano passado, ele contabiliza que eram mais de 10 horas diárias de estudo, entre as aulas no cursinho e as noites na biblioteca. Além disso, Carvalho fala que precisou se privar de várias coisas, como festas de família e redes sociais.
“Foi preciso, praticamente, abrir mão da vida social como um todo. Larguei as redes sociais e até a minha família. Como eles moram longe, eu tinha dificuldade de ir até lá. Eu demorava em torno de duas semanas para vê-los. Foi preciso focar nos estudos”, acrescenta.
‘Aprovação em medicina requer equilíbrio’, diz estudante
Aos que também almejam uma vaga em medicina em uma instituição pública, Carvalho defende que o candidato precisa se sair bem em todas as áreas do Enem de forma equivalente. Por isso, a dica é identificar as maiores dificuldades e investir tempo nelas.

“Busque sua maior dificuldade, foque um pouco nela para tentar equilibrar de forma geral. Ao meu ver, a aprovação em medicina requer um equilíbrio muito grande. Tem que ter um domínio amplo de todas as áreas, da redação à matemática. É preciso sanar as dificuldades e tentar equilibrar em um nível muito bom”, ressalta.
Agora é esperar as datas de matrícula e o início do curso. A expectativa é grande. Para o acreano, este é um momento de vitória e de esforço recompensado.
“Estou muito feliz, porque me esforcei bastante. Toda a minha família está feliz, porque sou o primeiro que consegue passar em medicina. Estou bastante ansioso para começar o curso”, finaliza.
Resultado do Sisu
O Ministério da Educação liberou, nesta segunda-feira (18), a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que levou em consideração notas obtidas no Enem 2015. No mesmo dia, a Ufac divulgou a lista de classificação e notas dos candidatos aprovados para as 1.670 vagas disponíveis em 35 cursos de graduação.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.