Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Câmara aceita relatório que pede cassação de prefeito de cidade no AC

Documento foi aceito durante sessão na quinta-feira (19) em Santa Rosa.
Prefeito diz que pedido foi motivado por perseguições políticas.

Caio FulgêncioDo G1 AC

A presidência da Câmara de Vereadores de Santa Rosa do Purus, cidade distante 300 km de Rio Branco, aceitou um relatório que pede a cassação do prefeito Rivelino Mota (PR-AC), durante sessão realizada na quinta-feira (19). O vereador Osmarino Santos (PTN-AC), um dos responsáveis pelo pedido, diz que a Casa quer investigar supostas irregularidades que caracterizam crime de improbidade administrativa.
Segundo a presidente da Câmara, Marcela de Souza (PPS-AC), o documento deve ser analisado, podendo ser montada, inclusive, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Fui aceito e vou estudá-lo juntamente com o setor jurídico. Vamos analisar tudo conforme a lei para podermos formar uma CPI. Depois pode vir o pedido de cassação", fala.
Ao G1, o prefeito de Santa Rosa do Purus, Rivelino Mota, afirmou que o pedido é resultado de perseguições por parte de alguns vereadores, após pedidos que a Prefeitura não concedeu ainda em 2013. Sobre as acusações, o gestor disse que deve responder à Justiça. "Estamos de portas abertas e os documentos que forem solicitados serão concedidos", ressaltou.
Ainda conforme o vereador Santos, na mesma sessão, os parlamentares decidiram, por unanimidade dos presentes (seis votos), a solicitação de quebra de sigilo bancário e telefônico do prefeito, que deve ser enviado à Justiça. Três parlamentares estavam ausentes e, por isso, não participaram da votação.
Santos acrescenta que dentre as supostas irregularidades identificadas na gestão estão atraso na data de pagamentos, problemas no cumprimento da lei de transparência e demora para prestação de contas. Ele fala que desvio de função também deve ser investigado.
"Queremos apurar sobre o uso dos repasses federais, porque o pessoal não é pago. Nós também suspeitamos de superfaturamento em postos de combustíveis, que é um valor absurdo; e ainda o uso dos recursos da saúde. Também vamos apurar desvio de função de alguns funcionários", finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.