Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, 37% dos presos monitorados voltaram a cometer crimes em 2015

Tornozeleira não impediu que 160 presos voltassem a praticar crimes. 
Dados são da direção de monitoramento eletrônico do Iapen, no Acre. 

Iryá RodriguesDo G1 AC

Suspeito, de 27 anos, era monitorado por tornozeleira eletrônica e foi preso suspeito de estuprar mulher em Cuiabá (Foto: Divulgação/PM)Dos 434 presos monitorados em 2015 em Rio Branco,
mais de 160 voltaram a cometer crimes
(Foto: Divulgação/PM)
Mesmo monitorados por tornozeleiras eletrônicas, 37% dos presos em regime aberto e semiaberto  voltaram a cometer crimes no ano de 2015 na capital acreana Rio Branco.
Os dados são da direção de monitoramento eletrônico do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).
Com base no levantamento repassado aoG1, a tornozeleira eletrônica não impediu que pouco mais de 160 dos 434 presos monitorados na capital burlassem o sistema e voltassem a cometer crimes diversos no ano passado. Além disso, 4% dos detentos que utilizavam tornozeleiras se evadiram do sistema de monitoramento, ou seja, cortaram o equipamento.
Questão social e drogas
Para o diretor de monitoramento eletrônico, Marcelo Lopes, o número de presos que voltaram a cometer práticas criminosas está associado, principalmente, a uma questão social. Segundo ele, a maioria dos monitorados não consegue um emprego, muitos são viciados em drogas e acabam retornando ao mundo do crime.

"Normalmente eles voltam a cometer crimes por uma questão social mesmo, e também tem o vício das drogas. É preciso ter uma conscientização maior. O monitoramento é feito 24h por dia, por meio de chips nas tornozeleiras. Além da equipe que acompanha via sistema, temos um grupo que vai à rua, caso ocorra alguma violação. Qualquer tentativa de violar o sistema por parte do monitorado, a equipe verifica imediatamente", afirma o diretor.
O levantamento aponta ainda que a maioria dos monitorados no ano passado é formada por homens, são cerca de 72% dos presos com tornozeleira. Dos presidiários que entraram no sistema de monitoramento, 15% já haviam sido monitorados outra vez. Segundo o diretor Lopes, o tempo médio de permanência com a tornozeleira eletrônica varia de 3 meses a dois anos. Em 2015, ao menos 62% dos 434 presos ficou entre 1 a 2 anos sendo monitorados.
Violações caíram de 70 para 20 por semana em 2016
Apesar do índice de reincidência, segundo a direção de monitoramento de presos, o número de violações do sistema de tornozeleiras eletrônicas caiu de 70 para 20 por semana nos primeiros quatro meses de 2016. Este ano, 432 detentos são monitorados em Rio Branco e 638 utilizam tornozeleiras eletrônicas em todo o estado do Acre.

As violações ocorrem quando um preso monitorado descumpre qualquer regra do sistema, seja sair da sua zona de monitoramento, ou burlar a questão de horário, e até mesmo se evadir do sistema, ao tentar cortar o equipamento. A queda de 28,5% no número de violações se deu, segundo Lopes, devido aos trabalhos de visita às casas dos presos monitorados, além de outras fiscalizações.
"O principal tipo de violação é com relação à área de inclusão, que é a área que o preso tem que estar em determinado horário. Intensificamos o monitoramento na questão de contato telefônico e fiscalização com a presença da equipe, para que o preso observe que além de estar sendo monitorado via online, também tem a equipe de rua presente", explica o diretor.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.