Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Para evitar apagões no AC, Usina de Santo Antônio deve instalar 6 turbinas

Equipamentos devem entrar em operação entre agosto e novembro de 2016.
Diretor da Usina acena possibilidade de impacto nas tarifas de energia.

Aline NascimentoDo G1 AC

Hidrelétrica Santo Antônio vai implantar seis turbinas exclusivamente para o Acre e Rondônia (Foto: Divulgação/Santo Antônio)Hidrelétrica Santo Antônio vai implantar seis turbinas exclusivamente para o Acre e Rondônia (Foto: Divulgação/Usina de Santo Antônio)
Sob a promessa de acabar com os apagões, representantes da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (SAE) anunciaram nesta quarta-feira (18), a instalação de seis novas turbinas que vão gerar energia exclusivamente para os estados do Acre e Rondônia.
A novidade foi apresentada no auditório da Federação da Indústria do Acre (Fieac) para empresários e representantes da Eletrobras Distribuição Acre. Atualmente a energia produzida pelas 50 turbinas da usina é distribuída com todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).
"Essas unidades geradoras vão entrar em operação, como programado, em agosto desse ano e até novembro estarão todas instaladas. Entendemos, pelos estudos feitos, que essas situações de blecaute praticamente vão ser eliminadas", afirma o diretor de operações da hidrelétrica, Dimas Maintiguer.
Maintiguer levanta ainda a possibilidade que a implantação das novas turbinas influencie em algum momento nas tarifas de energia elétrica para Acre e Rondônia. A expectativa, nesse cenário, é de redução nos preços.
"Política de preço é uma atribuição do Governo Federal. O que posso colocar é que a entrada de mais energia proveniente de hidrelétrica certamente faz com quem o número de termelétricas diminua e incrementa para se levar a uma redução do total de custo de energia no país", detalha Maintiguer.
Diretor de operações da SAE esteve na Fieac anunciando a implantação das turbinas (Foto: Aline Nascimento/G1)Diretor de operações da SAE anunciou
a implantação das turbinas (Foto: Aline
Nascimento/G1)
Para o diretor da Fieac, José Adriano Ribeiro, o anúncio vem em um momento crítico do ponto de vista de desenvolvimento e investimento.
"A gente espera  levantar ainda mais a autoestima do empresário e atrair mais investimentos ao nosso estado. Dando a ele essas condições de segurança para não correr os mesmos riscos que corriam até então", salienta
Apagões
Em um dos últimos apagões registrados no Acre, em 10 de abril deste ano, 13 cidades do estado ficaram sem energia elétrica. Na ocasião a Eletrobras Distribuidora Acre informou que o problema teria ocorrido em Rondônia.
Em setembro de 2015, o Ministério Público do Acre (MP-AC) abriu um inquérito civil e pediu explicações ao Operador Nacional do Sistema (SIN), Eletrobras/AC e Eletronorte sobre os constantes apagões registrados no Acre.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.