Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Inverno e verão; por que os acreanos tem o costume de trocar essas estações?

Primavera, verão, outono e inverno são definidos pela posição do Sol e não pelo tempo de chuva ou de seca. 

Portanto, o Acre tem as quatro estações bem definidas, sim! Todas elas têm a data certa para começar e terminar. O nosso Estado está localizado no hemisfério sul da Terra, onde o verão começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 21 de março. Portanto, é verão, em todo o sul da Terra, e o Acre não seria a única exceção do planeta!

Muitos querem argumentar que é tradição, que é cultura. Acontece que ciência não se mistura com tradição ou cultura. 

Tradição e cultura seriam, por exemplo, o tacacá. o pato no tucupi, as músicas regionais etc. Isso, sim, não se discute! Mas, dizer que, nessa época, é inverno, só porque está chovendo, é ignorância no assunto! Isso não é tradição, nem cultura! É falta de conhecimento. É ignorância, mesmo!

Veja só o caso da Terra que se dizia ser o centro do sistema solar! Foi preciso Galileu enfrentar tradições, cultura e religião para dizer a verdade: a Terra não é o centro do sistema solar e, sim, o Sol! No início, ele teve que enfrentar muitas barreiras e perseguições, mas, finalmente, a ciência prevaleceu! 

Imagine se, ainda hoje, pensássemos que o Sol é que gira em torno da Terra? 

Outro exemplo, desta vez, aqui, no Acre, é com relação à friagem. Até por volta de 1998, os jornais publicavam – e todos pensavam – que o frio que atinge o Acre vinha dos Andes. Foi preciso a gente mostrar a verdade e dizer que o frio vem da Antártida. No início, houve alguns que criticaram. No entanto, hoje, todos sabem e publicam o correto.

Interessante é que, nas escolas, é ensinado corretamente, mas parece que o conceito de verão e de inverno só fica na sala de aula. Não é aplicado no nosso dia-a-dia. Então, para que servem os ensinamentos?

“Inverno amazônico”, entre aspas, não existe, só porque é o período chuvoso! Parece, isso sim, uma piada de mau gosto!
Portanto, vamos começar a consertar esse erro grosseiro para que os de outros estados não fiquem rindo da gente.

Assim, o verão acreano é chuvoso e o inverno é seco e tem temperaturas mais baixas.

O que mais impressiona é que pessoas cultas se levantam para defender o errado. Vão aos meios de comunicação afirmando que o inverno, no Acre, é o perío-do chuvoso! Será que eles nunca estudaram o básico de Geografia, nas escolas, desde o ensino fundamental? Não sabem que as estações do ano são determinadas, tão somente, pelo movimento da Terra em torno do Sol e pela inclinação de 23º do eixo do nosso planeta?

Qualquer meteorologista ou geógrafo do mundo, ou mesmo, qualquer cidadão que tenha estudado Geografia, nos primeiros anos escolares, sabe que a época das chuvas, no Acre, ocorre em pleno verão! No entanto, alguns tentam mudar os conceitos básico da ciência.

Quem sabe o correto não se deixe levar pelo errado. Mantenha-se firme e repasse essas informações para os outros.

Só, assim, estaremos mostrando para o Brasil e para o mundo que os acreanos, também, são cultos e inteligentes!
                                         

*Davi Friale
agazetadoacre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.