Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Excluídos: Capital registra mais de 200 moradores de rua

Depressão se mistura às drogas e alcoolismo
Em Rio Branco, existem 214 moradores de rua, segundo dados da prefeitura. São 44 mulheres e os demais homens, na faixa etária entre 30 e 50 anos de idade. Os principais motivos que levaram à situação de rua são o alcoolismo e as drogas, desemprego e conflitos familiares.
Quando a família tem condições, oferece a estrutura e o tratamento ao usuário, mas quando é pobre a tendência é ir para a rua. Os conflitos familiares também são fatores primordiais. A perda do vínculo com a família já se consolida como uma característica da situação de rua, independente de qual seja o motivo da briga.
“Essa situação é um desafio para o poder público, para as famílias e para a sociedade como um todo”, avalia a coordenadora do centro de referencia especializado para população em situação de rua Sílvia A letícia.
Em Rio Branco, existe o centro de referência especializado para população em situação de rua, chamado POP. Uma equipe de profissionais da área de Assistência Social trabalha dia e noite para ajudar os moradores de rua.
No local, as pessoas recebem acolhimento e alimentação, e depois passam por uma triagem pelos assistentes sociais e psicólogos. Mas, bem antes deles passarem por esse lugar, os educadores sociais vão em busca de ajudar as pessoas em situação de rua.
Inaugurado em novembro do ano passado, a casa de acolhimento, localizada na Cidade Nova, perto da antiga rodoviária, é o ponto de referência para essas pessoas. O espaço é composto de alojamento com 20 vagas para homens e 10 para mulheres. O ambiente conta com lavanderia, sala de vídeo, banheiros, cozinha e consultórios.
O cuidado com essas pessoas é intenso. A situação é um desafio para os servidores que não medem esforços para tentar reintegrar eles ao seio familiar e a sociedade.
Muitos aceitam ajuda e compartilham seus dramas. Já outros se fecham e preferem a solidão como parceira.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.