Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Açaí de Feijó: Deputado Jenilson pede inquérito soroepidemiologico

91c18de0-35d6-4210-9e39-0d2ddd6ad474
O deputado e médico Jenilson Leite apresentou uma indicação à mesa diretora da ALEAC, nesta terça-feira (11), pela qual solicita da Secretaria de Saúde do Estado (SESACRE) a realização de um inquérito de Soro Epidemiológico no município de Feijó.  O objetivo do inquérito é saber se há pessoas no município portadoras da forma indeterminada ( ainda sem sintomas ) da doença de chagas e desmistificar o embaraço que foi criado diante das notas veinculadas nas redes sociais de que o “Açaí de Feijó” está infectado pelo trypanossoma Cruzi e causando doenças de chagas em quem possa consumir o produto.  O deputado pede ainda que novas amostras de açaí de diferentes produtores em regiões diversas do município sejam coletadas para novas análises.
“O município de Feijó é conhecimento em todo o Estado pela qualidade e a enorme produção do Açaí, além de gerar renda para mais de trezentas famílias feijoenses , o vinho extraído da fruta é alimento obrigatório na mesa dos munícipes, assim como é o arroz para os japoneses. Logo faz-se necessário que seja esclarecidas essas notícias incompletas  espalhadas nas redes sociais”, justifica o deputado.
“Peço que se faça uma nova coleta de amostra em diferentes produtores. É preciso também fazer um inquérito soroepidemilogico, para saber se tem alguma pessoa com a doença de Chagas sem sintomas. Faço essa indicação a Secretaria Estadual de Saúde para que descartemos esse temor que foi criado sobre a produção de açaí de Feijó. Isso é um procedimento barato que pode ser feito com uma parcela significativa da população”, disse o parlamentar.
A Chagas (DC) é uma antropozoonose causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Na ocorrência da doença, observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica caso não seja tratada com medicação específica. No Brasil, devido à transmissão vetorial domiciliar ocorrida no passado e hoje interrompida, predominam os casos crônicos. Estima-se que existam entre dois e três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência de Doença de Chagas aguda tem sido observada em diferentes estados, em especial na região da Amazônia Legal, principalmente, em decorrência da transmissão oral.
ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.