Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governo promete capacitar produtor de açaí para evitar Doença de Chagas

101016-cotidiano-acai-gleilsonmiranda
Ciclo de produção está sem controle do poder público
Depois de amostras comprovarem a existência do protozoário do Barbeiro no açaí de Feijó, a Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Produção Familiar vão enviar técnicos ao município para programas de capacitação dos produtores que vivem da atividade.
Eles vão exigir a higienização dos frutos com choque térmico, assim vão conseguir evitar que as fezes do Barbeiro transmita a Doença de Chagas, que pode levar a pessoa à morte.
A luz vermelha desse problema foi acessa no dia 18 de julho, em Feijó, quando 13 membros da mesma família estavam com a Doença de Chagas. Eles consumiram açaí contaminado: o Barbeiro possivelmente tinha depositado fezes nos grãos.
Aproveitando que Feijó realizava o Festival do Açaí, entre os dias 12 e 14 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde coletou cinco amostras do produto vendido durante a festa. Na semana passada, chegou o resultado dos exames: em todas as amostras havia a contaminação do vetor transmitido pelo Barbeiro, o protozoário Trypanosoma cruzi.
Antes de o governo divulgar os resultados, o laudo foi parar nas redes sociais, criando um clima de preocupação para os consumidores e para quem vive da atividade.
Nessa segunda-feira, a secretaria de Estado de Saúde veio a público para falar dos exames e quais medidas serão tomadas. De acordo com o secretário Gemil Júnior, o problema é que os produtores não estão limpando corretamente o açaí na hora de processar.
Ainda nessa quarta-feira, equipes da saúde e da secretaria de produção vão até o município para capacitar os produtores quanto ao manuseio do produto. “Estamos fazendo esse trabalho porque existe uma cadeia produtiva em extensão e uma grande comercialização, porque quem deveria fiscalizar era o Ministério da Agricultura”, reclamou.
O secretário Gemil explicou que a técnica de higienização é simples: o produtor deve pegar as frutas e colocar em água quente, em torno de 80 graus. 15 minutos depois, troca por água gelada. O choque térmico mata o protozoário causador da doença de chagas.
Foi dito ainda que o Governo do Acre quer começar um programa de pasteurização do açaí para acabar com todo tipo de contaminação.
O governo quer evitar o desaceleramento do comércio do açaí, que, além do grande consumo interno, também abastece mercado de outros estados. Só em Feijó, 250 produtores vivem dessa atividade e a contaminação pode ter ocorrido em casos isolados. Por isso, todos que trabalham no manuseio do produto vão ter que se reciclar.
agazeta.net

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.