Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Friale faz outras previsões e conta como teve início a paixão pela meteorologia

 Pernambucano de nascença, mas que há 30 anos vive no Acre, Davi Friale, mais conhecido como o homem do tempo e anunciador das tão esperadas friagens, evento típico do Acre, é um homem comum, que gosta de olhar o comportamento das nuvens e encontrar os amigos na Praça da Revolução, local em que geralmente, é abordado por admiradores para expor suas previsões.
Em entrevista exclusiva para A GAZETA, ele fez previsões, falou da importância do início da Campanha do Agasalho, dos métodos utilizados para fazer as projeções e falou de curiosidades climáticas característicos do Acre.
Além de estudioso do clima e suas variações, ele faz parte do corpo docente de um curso preparatório. “Dou aula há vários anos. Gosto que os alunos me cobrem para aprender”, confessou.
Sobre a repercussão de suas previsões nas redes sociais, Friale diz que não se incomoda, nem mesmo com os famosos apelidos como “Mago do Tempo” ou “El Brujo”, este último dado pelo jornalista Sílvio Martinello, no final da década de 90.
Além disso, ele confessa que tem um meme preferido. “Por meio dos memes me tornei mais conhecido. Mas, não me interesse a divulgação da minha pessoa e sim do trabalho realizado. Eu fico feliz. Até porque nenhum é maldoso”.
Ele diz que não se arrepende da divulgação de qualquer previsão. E que comemora todo os acertos. “Cheguei aqui depois de uma transferência no órgão público que eu trabalhava, mas mesmo estando lá no Nordeste, sabia que no Acre fazia frio que vinha do Polo Sul. Me dedico com afinco e empenho as previsões locais. Minhas projeções são feitas com modelos próprios”, destacou Friale.
E lá no Recife ele já fazia previsões meteorológicas. Durante o vestibular para entrar no curso meteorologia em Campina Grande na Paraíba caiu uma pergunta relacionada ao clima do Acre.
“Eu já era um apaixonado por clima e sabia muito do clima do Acre. Acabei acertando a questão e fiz o curso. Sempre fui curioso sobre o assunto e então me aprofundei nos estudos da meteorologia mesmo antes de pensar em entrar para o curso”, destacou.
E apesar de ter ficado conhecido pelas projeções das friagens, ele dispara. “Não gosto de frio”.
“Não me incomoda o assédio, eu adoro conversar com as pessoas”, afirma Friale
Sobre o assédio das pessoas, Friale diz que gosta de conversar e que atende a todos com carinho e educação. “As pessoas me pedem para tirar fotos. Eu gosto disso. Tem gente que vem de outros estados, como Rondônia e de Goiás, além de países como Peru e Bolívia”, comentou.
E quem já viu o pesquisador pelo Centro de Rio Branco, percebe um comportamento típico. Ele está sempre olhando para o céu. “Eu fico admirando. É lindo demais ver os fenômenos acontecendo. Até porque não dá para fazer previsão no local. Porque o que acontece aqui depende do que está ocorrendo longe”, esclareceu Friale.

Início da paixão pela meteorologia
Friale recorda que ainda criança gostava muito de observar o comportamento climático e fez pesquisas mais profundas sobre o assunto.
“Aprendi e aprendo constantemente sobre meteorologia por conta própria. É uma área onde os conceitos são acrescentados e também descobrir e publiquei várias teorias também. Geralmente são sobre as causas da variação climática no Acre e na Amazônia Ocidental. Existem termos criados por mim, que hoje são utilizados por profissionais por todo o país”, falou com orgulho.
Um dos termos batizados por Friale, são os famosos ‘pulsos úmidos do Atlântico’. “Eles são diferentes das ondas que vem do oceano Atlântico. Aqui, trata-se de pulsos. São coisas momentâneas, mas que causam chuvas e ventania na época do verão, período chuvoso na região, e eventualmente no outono”, esclareceu.
Além disso, Friale é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito.
“Minhas previsões não são feitas em uma bola de cristal e sim com base nos dados científicos”, destacou Friale
O pesquisador meteorológico afirma que suas previsões sobre o tempo não têm nada de mágicas. “Trabalho puramente com dados científicos juntando com o conhecimento da dinâmica da atmosfera mundial. Todos os dias, eu faço estudos me baseando em todas as variáveis de clima e tempo de todos os lugares da América do Sul. Não tem nada de chute”, ressaltou.
A falta de credibilidade, de acordo com o meteorologista, é o que mais desagrada. Para ele, muitas das brincadeiras que envolvem o seu nome são motivadas pela falta de “conhecimento de termos técnicos”.
“Quando nós falamos da possibilidade de acontecer um evento, não estamos afirmando que ele vai acontecer. Estamos dando a probabilidade. Frente fria não significa necessariamente que haverá frio intenso. As frentes frias, como o nome já diz, são a frente do frio”, esclareceu.
Ele diz que costuma compara o meteorologista ao médico e a meteorologia à medicina. “Se os médicos fossem perfeitos, ninguém morreria doente. Assim é o meteorologista”.
E para concluiu esse assunto, Friale destaca que é muito feliz com as previsões que faz. “Tanto que deixei de fazer coisas importantes pessoais. Mas, sou livre para fazer e divulgar minhas projeções e alguma forma ajudar as pessoas”.
“No Acre faz mais frio que em São Paulo, por exemplo”, dispara Friale.
Imagine o termômetro marcando 15°C no Acre e em São Paulo, onde você acha que a sensação térmica é mais fria? Se falou da terra da garoa, errou a questão, é o que diz o Friale.
“A sensação térmica de frio é maior aqui do que lá, porque aqui tem o vento intenso, que em São Paulo não tem na ocasião. Sem contar outros fatores como pressão atmosférica por conta da altitude mais elevada de São Paulo se comparado com o Acre. Então onde é mais baixo a pressão é maior. Resumindo: O frio acreano é o verdadeiro, autêntico, polar e europeu, embora seja curto. Já o frio no restante do país pode até marcar baixas temperaturas, mas a sensação diminui devido a altitude”, revelou.
Campanha do agasalho em regime de urgência
A campanha do agasalho é voltada para quem precisa se proteger do frio. Atualmente, as existem pessoas dormindo na rua e crianças carentes, é pensando nesse público que Davi Friale trata com seriedade da campanha.
“Nunca vi ninguém morrer de calor. Mas, organizações de renome mundial estimam que em média morrem 20 mil pessoas de frio em todo o mundo. Por isso, a campanha é necessária para evitar um sofrimento para essas pessoas. O frio é dolorido”, ressaltou Friale.
Para quem não quiser participar, Friale sugeriu em adotar pelo menos uma pessoa para ajudar a aquecer pessoas carentes durante as friagens.
Acessos do site O Tempo Aqui
Em média três mil acessos diários. Quando é divulgada a chegada de friagem, por exemplo, os acessos sobem para até 30 mil.
São pessoas do pais inteiro e até de outros países. “Sabe quem mais entra em contato comigo pelo site? Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e poucos do Acre. Esse retorno das pessoas eu gosto muito. Recebo muitos elogios de Rondônia, do Acre recebo pouco e olha que onde mais me dedico”, comentou Friale.
Apesar do sucesso, ele já contabiliza mais de 22 mil tentativas de derrubar o site O Tempo Aqui. “É lamentável, porque sou apaixonado pelo Acre e seu povo.
O que esperar do inverno acreano 2017?
Segundo os dados utilizados por Davi Friale, os acreanos devem se preparar para muito frio nesta estação do ano que se inicia nesta terça-feira, 20, pelo horário local. Ele destaca também que haverá uma seca severa para esse período.
“Vale ressaltar que a seca não se refere ao nível do Rio Acre. Uma coisa é a seca do ar e outra do rio. Já que ele depende do abastecimento no verão, se tiver chovido durante o verão e der uma seca ele não vai baixar tanto. Quando me refiro a seca severa, falo de pastos secos, por exemplo. Isso é explicado devido as sucessivas friagens composto de ar polar que é extremamente seco. Vão ocorrer chuvas sim, mas de forma pontual”, falou.
Enquanto isso, o Friale dá uma dica para enfrentar os dias frios. “Se agasalhe bem e tome um bom tacacá, rabada ou uma sopa. As pessoas não passarão frio por falta de aviso”, concluiu.
Previsão para esta semana
A forte frente fria avançou rapidamente na direção do Acre que chegou no final da tarde desta terça-feira, 19. De acordo com a previsão de Friale através do site O Tempo Aqui, deverão ocorrer novos recordes de frio de 2017 até o momento.
O pesquisador alerta para o perigo dos ventos que poderão chegar com rajadas acima de 50km/h ou até atingir 80km/h, nos pontos mais elevados. Assim, é importante que as pessoas evitem transitar ou ficar parado debaixo de árvores, pois poderão ocorrer quedas de galhos e até da própria árvore em algumas áreas.
A massa de ar polar avançará rapidamente e atingirá, nesta terça-feira, todo o sul, o sudoeste e o oeste do Amazonas. Em Rio Branco, nesta terça-feira, quando começará o inverno, a temperatura máxima – aquela que é registrada no início da tarde – deverá ficar abaixo de 19ºC, com sensação térmica bem inferior, devido aos fortes e ininterruptos ventos que estarão soprando da direção sudeste.
As noites continuarão frias, nesta parte do Brasil, pelo menos até o amanhecer de quinta-feira, de 22 de junho.
As temperaturas mínimas, as que são registradas por volta das 6 horas da manhã, previstas por nós, até a próxima quinta-feira, estarão relativamente baixas, como por exemplo, em Rio Branco que devem ficar entre 12 e 15ºC. Dentre estas cidades, a que terá a sensação térmica mais baixa será Rio Branco, pois é onde os ventos polares sopram com mais intensidade.
Davi Friale vive há 30 anos no Acre

agazeta.net

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.