Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Dia do Médico: mais que uma profissão, um chamado para salvar vidas

“Curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre.” A frase proferida por Hipócrates, que viveu entre os anos 470 e 360 a.C. e é considerado o pai da medicina, retrata a essência da profissão: estar próximo e oferecer conforto.
A médica Simone da Cruz Chaves é uma dessas profissionais que nos momentos difíceis da vida sempre se fez presente e nunca deixou de exercer o que faz tão bem: a medicina.
Simone nunca pensou em outra profissão a ser seguida. Formada há 37 anos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em medicina tropical e especialista em pediatria, neonatologia, medicina desportiva e administração hospitalar, ela celebra o Dia do Médico, comemorado neste 18 de outubro, com o orgulho que sente pela profissão.
“Eu me aposentei há quatro anos, mas não aguentei ficar parada. Voltei a trabalhar naquilo que mais amo, que é a pediatria. Sinto-me realizada porque faço o que gosto”, reforça.
A médica trabalha atualmente no alojamento conjunto da Maternidade Bárbara Heliodora, além de orientar alunos internos e residentes e ser vice-presidente da Sociedade Acreana de Pediatria.
Foi à Maternidade e ao Hospital da Criança que Simone dedicou 32 anos de trabalho, sendo responsável pela criação do Banco de Leite Humano e pela introdução do Método Canguru, que busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e à família, enquanto foi diretora das unidades.
A especialista reconhece que a rotina da profissão é intensa, a exemplo das duplas jornadas entre os atendimentos “público e privado”, mas nunca se pode subvalorizar a relação com os pacientes, algo que considera primordial.
“Já atendi muitas crianças e os filhos dessas crianças. Faltam só os netos agora. Já assisti ao parto de uma paciente que me reconheceu e pediu que eu segurasse sua mão. Em todos esses anos, nunca tive problemas, desentendimentos ou reclamações sobre o meu atendimento, e isso me dá muita satisfação”, avalia.

Governo tem mais de 820 médicos

O Dia do Médico foi escolhido em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da medicina.
Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) possui 828 médicos contratados, que prestam atendimento à população em mais de 40 unidades de saúde em todo o estado.
“Nosso sentimento quando falamos desses profissionais é de gratidão. Sabemos que no atendimento de saúde todos são importantes, do condutor da ambulância, passando pelo maqueiro e técnicos até os enfermeiros. Mas reconhecemos a dedicação dos nossos médicos, que têm como missão diária salvar vidas. Nesta data, só temos que dizer, em nome do governo do Acre, o nosso muito obrigado”, declara a médica.
http://www.agencia.ac.gov.br

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.