Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre aparece entre os piores do país em relação a jovens de 15 a 17 anos na educação básica


Dados do Inep mostram que 87,1% desses jovens frequentavam a escola ou já tinham concluído a educação básica no ano passado.


Por Iryá Rodrigues, G1 AC, Rio Branco


Dados mostram que 87,1% desses jovens frequentavam a escola ou já tinham concluído a educação básica no ano passado (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
Um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que mais de 7,4 mil jovens entre 15 e 17 anos não frequentavam a escola ou tinha concluído a educação básica em 2017 no Acre.

Os dados integram o relatório do 2 ciclo de monitoramento das metas do plano nacional de educação, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Ao G1, o secretário de Educação do Estado, Marco Brandão, afirmou que além dos casos de pessoas nesta faixa etária que vivem em áreas de difícil acesso como seringais e reservas extrativistas, têm aqueles que desistiram de estudar.

Brandão destacou que este ano, por exemplo, sobraram cerca de 3 mil vagas nas escolas públicas estaduais.

“Tem aqueles que vivem nas áreas de mata, onde é complicado, mas, ainda assim, o Estado atua, e aqueles que, de fato, não querem ir para escola. As famílias não assumem essa responsabilidade. Esse ano sobraram muitas matrículas, mas infelizmente isso acontece”, afirmou Brandão.

Conforme a pesquisa, o percentual da população de 15 a 17 anos de idade que frequentava a escola ou havia concluído a educação básica no estado acreana é de 87,1%.

O Acre aparece entre os piores do país em relação aos números de jovens neste grupo etário na escola, fincando atrás somente do Alagoas, que apresentou percentual de 86,8%. O Pará também está na lista dos piores com 88,5%. A média nacional é de 91,3%.

O estado, segundo os dados, recuou entre os anos de 2012-2017 2,9 pontos percentuais conforme a estimativa com a Pnad. Em 2012, o percentual de pessoas entre 15 e 17 anos na escola era 90,0%.

O estudo mostra que cerca de 900 mil adolescentes em todo o Brasil estão fora da escola e não concluíram a educação básica. A pesquisa ressalta que esses adolescentes frequentaram a escola e se evadiram em algum momento da trajetória escolar.

Apesar do alto número de pessoas ainda fora da escola, o atendimento escolar da população dessa faixa etária apresenta uma trajetória de crescimento no período analisado, segundo a pesquisa.
Diferente do Acre, o Brasil avançou entre os anos analisados 2,2 pontos percentuais conforme a estimativa com a Pnad, um ritmo de crescimento médio aproximado de 0,4 p.p. ao ano.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.