Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Instituto Pontual: Gladson lidera com 37% contra 32% de Marcus Alexandre na disputa pelo governo do Acre

Cameli aparece na frente em 20 municípios, enquanto Marcus Alexandre lidera em apenas em três

SAIMO MARTINS, PARA CONTILNET
O Instituto Pontual realizou entre o período de 9 a 26 de junho um estudo em 21 municípios do Acre e na Capital Rio Branco. Foram 6.333 pessoas entrevistadas em todo o estado, com questionário, formado por variáveis de interesse sobre a disputa eleitoral para os cargos de governo e o Senado. As entrevistas foram realizadas por uma equipes de pesquisadores treinados previamente. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob número 00987/2018.
Estimativa para governo 
Conforme os dados, a disputa para o governo do Acre aponta Gladson Cameli com 37,98% e Marcus Alexandre com 32,27% na opção estimulada. Em seguida, aparece o Coronel Ulysses. com 8,56%, Janaina Furtado. com 2,32%, Lyra Xapuri. 0,78% – nenhum deles 11,42% e indecisos 6,68%.
No desempenho por município. entre Gladson Cameli e Marcus Alexandre, é possível observar uma liderança de Gladson em 20 municípios, perdendo em Xapuri, Santa Rosa e em Rio Branco. Dentre os municípios, em Mâncio Lima, Gladson alcança o melhor desempenho, com 60,3%. Marcus Alexandre apresenta melhor desempenho em Santa Rosa. com 39%. Já na Capital, a disputa é acirrada: Marcus Alexandre aparece com 35,4%, seguido por Gladson, com 33,8% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Pontual entre os dias 9 a 26 de junho
Após a estimulada para governo do Acre, os entrevistados foram questionados sobre sua segunda opção de voto, caso o seu candidato não disputasse a eleição. Gladson alcançou 17,62% da preferência do eleitorado, seguido por Marcus Alexandre, com 12,8%.
No momento das entrevistas, o eleitor apontava para o disco contendo as fotos de todos os candidatos que constaram na pesquisa.
Decisão do Voto 
Quanto à escolha do voto em seu candidato, 70,34% afirmaram que estão decididos em não trocar de opção. No entanto, 23,74% afirmam que podem mudar o seu voto até o dia da eleição.
Os pesquisadores apuraram durante a coleta de dados, a opinião dos eleitores sobre quem eles acreditam que deverá vencer as eleições. Gladson Cameli é apontado por 36,65% dos eleitores, Marcus Alexandre aparece logo atrás, com 33,86%.
Disputa pelo Senado da República
Para o Senado, foram testados Jorge Viana, Sergio Petecão, Marcio Bittar e Ney Amorim. O eleitor apontou 1ª e 2ª opção de votos, após ser apresentado o disco com a foto dos candidatos que disputam as duas vagas em Brasília.
O senador Jorge Viana lidera a corrida com 25,07% na 1ª opção, seguido por Marcio Bittar (19,41%), em terceiro lugar Sergio Petecão. com 17,38%, e Ney Amorim aparece com 10,26%. No entanto, 22,72% do eleitorado afirmaram não votar em nenhuma das opções apresentadas. Sobre a 2ª opção de voto, Sergio Petecão e Marcio Bittar lideram com 11,27% e 11,07%, respectivamente.
Com informações do Portal Pontual

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.