Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cameli ‘bomba’ nas redes sociais após demissão de comissionados

Quem navega nas redes sociais só vê elogios ao governador e críticas aos deputados
WANIA PINHEIRO, DO CONTILNET
A depender da população acreana, se esta fosse chamada a arbitrar a queda de braço entre o governador Gladson Cameli e os deputados estaduais de sua base por conta da exoneração de cargos de confiança de indicação dos parlamentares, o governante ganharia de lavada. É o que se depreende de manifestações nas ruas e nas redes sociais assim que Gladson Cameli anunciou a exoneração de 340 cargos de confiança indicados pelos deputados. O apoio da população à decisão de Cameli é maciça.
A conta vai chegar
Os eleitores estão acompanhando essa pedenga, que só prejudica a população acreana. Quem navegou pelas redes sociais nesta quinta, só viu elogios ao governador e muitas críticas aos deputados. Nas conversas de bastidores, também. As próximas eleições estão chegando, e a conta vai vir junto.
deputados, ao insistirem na queda de braço, podem sair bem chamuscados.
Cortou na carne
É de observar que, ao anunciar a demissão em massa, Gladson Cameli cortou na própria carne e demitiu até parentes. Foram demitidos também esposas, genros e outros afilhados dos deputados. Isso, com certeza, não doeu somente nos parlamentares, mas também no governador.
Panos quentes
Quem conhece os bastidores da política local, não tem dúvidas de que o final de semana que se aproxima servirá para por panos quentes nesta crise e no fogo de monturo que tenderia a crescer por conta da demissão dos cargos comissionados. Mesmo o governador tendo declarado com exclusividade ao ContilNet que não irá voltar atrás, as apostas são de que ele deverá rever alguns nomes, que está fazendo falta nos órgãos públicos.
Nada de voto com a oposição
Na semana que vem, o governo vai tirar as provas dos noves e saber quem de fato está com o governo e quem não está. Isso dentro de sua base. É que quem se comprometer em defender o governo, deverá ter seus indicados reentronizados nos antigos cargos e uma nova base parlamentar deve ser montada. O governador não deverá aceitar mais o jogo e o deputado ter cargo no governo e quando este precisa de seu voto, o parlamentar acaba votando com a oposição.
Temporal
Espera-se que após esse temporal, venha a bonança. A LDO e o PPA precisam ser aprovados até o final do ano. Se a pendenga entre executivo e legislativo continuar, sabe Deus o que poderá acontecer.
Limite de gastos
Outra informação que foi divulgada com relação aos cortes é que a medida ocorre devido ao aumento do déficit previdenciário refletiu nas despesas com pessoal, levando o Estado a ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Cameli esteve reunido com conselheiros do TCE na última quinta-feira em seu escritório de apoio.
Onda popular
Quem perdeu o emprego neste tsunami das exonerações dos 340 cargos comissionados do governo estadual, ficou muito triste. Mas quem navegou nas redes sociais, só viu elogios ao governador Gladson Cameli. Ele surfou na onda popular mais uma vez.
Fundamental
O apoio que Gladson recebeu do seu vice Major Rocha, durante essa guerra entre executivo e legislativo,  foi muito importante para acalmar os ânimos. Quando alguns deputados estavam se preparavam para ameaçar o governador com um impeachiment, Rocha jogou um balde de água fria: “Se o Gladson sair do governo eu renuncio”.
Impeachiment por quê?
Por conta da decisão de Gladson Cameli de demitir os apadrinhados dos deputados, alguns até parentes dos parlamentares, abriu-se uma crise em que alguns deputados chegaram até a falar em impeachiment, mesmo que o atual governo não tenha se envolvido num único escândalo ou deixado de atender o interesse público.
Nome limpo
Pelo menos é isso que a imprensa e a população acreana acompanha até agora. Quase um ano de governo, e Cameli não se envolveu em nenhum escândalo. Mesmo com as grandes dificuldades que encontrou quando assumiu o governo, Gladson conseguiu até desenterrar a cabeça de burro que estava no Pronto Socorro de Rio Branco, em obras há mais de dez anos.
Cobras e lagartos
O deputado José Bestene é um dos parlamentares que pode dar bastante trabalho ao governo. Ele saiu ontem da Casa Civil soltando cobras e lagartos em cima do governo.
Sem empolgação
Há muito tempo que Bestene não anda satisfeito com o governo de Gladson Cameli. Não percebo aquela empolgação, como se via na campanha. Os interlocutores do governo precisam acalmar o Zeca, que sempre foi um dos aliados mais fiéis do atual governador.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.