Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

População Carente do município de Feijó, faz Grande Manifestação Poular por Moradias

Mandado de Integração de Posse de Terreno leva milhares de pessoas a caminharem pelas principais ruas da cidade de Feijó e se concentrarem enfrente a Prefeitura do município, em busca de solução para seus problemas de moradia.






















Há vários meses que manifestantes, sem tetos vem invadidos terrenos baldios,tanto públicos, com privados nos bairros periféricos da cidade de Feijó. E nesse domingo, 28, os sem tetos do município invadiram um novo terreno baldio de propriedade privada e se retiram, nesta terça-feira, 30, devido um mandato de reintegração de posse, implantados pelos proprietários e acatado pela justiça local.
O vice-prefeito, em exercício, Pedro Rodrigues Neto, Pelé Campos, PMDB, "disse que, não ficou contrangindo pela a manifestação popular desencadeada pela população carente e necessitada o município de Feijó, e que a população sempre consegue mais as coisas, quando demonstra o que quer, e só assim, as coisas acontecem o prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, PSDB, prometeu entregar o novo bairro no mês de dezembro e já está sendo tomada todas as providências para isto aconteça, portanto, o projeto do novo bairro está em andamento. Agora gente, um bairro não dá para ser aberto do jeito que as pessoas estão querendo, desorganizado. É justo, uma só pessoa invadir e ficar dois, três ou até quatro terrenos, como está acontecendo, não é justo. Aonde, sabemos que existem várias e várias pessoas precisando de pelo menos um terreno para fazer sua casa para morar. Para se abrir um bairro é preciso dá toda uma infra estrutura, como abrir ruas, saneamento, luz, terrenos para escolas, igrejas, praças, posto de saúde, ou seja, têm que haver todo um planejamento, para se dar condições dignas de moradias para as pessoas. E, este projeto do novo bairro está em andamento, o que faltou foi comunicação e informações para as pessoas desse projeto do novo bairro, onde serão doados terrenos. E as pessoas por não ter sido informada desse projeto e por não terem paciência e por estarem necessitando de um terreno para construir sua moradia, começaram a invadirem terrenos baldios, aleatoriamente na cidade de Feijó. Mas por todo o mês de dezembro, o prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, DinDin, estará realizando a entrega do novo bairro, pois todo o processo de loteamentos, aberturas de ruas, sanemento, luz, ou seja, um certa infra-estrutura para melhores condições de moradia para as pessoas, já está em andamento e logo que todo este processo de organização e planejamento do novo bairro termine o prefeito, fará a entrega do mesmo as pessoas carentes e necessitadas do município".
Segundo "o vereador Tarcísio Pereira, PCdoB, o único vereador que compareceu para apoiar os sem-tetos do município, o que faltou foi comunicação, informação, e a demora do prefeito em conseguir um terreno para doar os terrenos e, portanto, e comunicar a população que estava tudo proto para a abertura do novo bairro. Com os critérios definidos, por meio de um processo de triagem bem feito, sem privilegiar ninguém, distribuindo terrenos para que realmente necessite, ou seja, para as pessoas carentes, que realmente não têm onde morarem. Agora ficar só na promessa e mais promessas e tomar nenhuma solução, isto começou a gerar revolta e desespero nas pessoas. E , as pessoas a partir daí começaram a invadir baldios na cidade".
Já para o comandante da policia militar o capitão Esthepan Barbary Neto, que participou ativamente com seus policiais e tiveram um papel fundamental em todo o processo de desocupação da área de terra e de todo o processo de negociações durante a manifestação popular. "Disse que, o objetivo da policia militar neste processo era conversar de forma clara, objetiva e transparente, e não ameaçar amedrontar, e nem medir e impor a força policial. A policia recebeu, nesta terça-feira, 30, um mandato de reintegração de posse ao proprietário do terreno, e o mesmo tinha que ser comprido. Então a policia foi até o local, para transmitir a decisão tomada pelo o juiz, que diz que em 48 horas todas as pessoas deveriam se retirarem da área de terra ocupada. Portanto, o objetivo da policia militar é apoiar as ações licitas e legais, a policia foi até o local e orientou todas as pessoas para que os mesmos se retirassem dos lotes de terrenos ocupados".
"Entendemos, que a manifestação popular pacífica é um direito e que é uma forma de chamar a atenção das autoridades e, principalmente o prefeito, para que o mesmo saiba que a população está atenta e está reivindicando porque necessita de um terreno para construir sua casa. Portanto, pedimos a todos que se alcamem e esperem, pois existem o projeto de construção de um novo bairro, que está em andamento e consequentemente, logo...logo a prefeitura estará loteando e fazendo de forma oragizada e planejada a distribuição dos terrenos a todos".

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.