Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Educação: Primeira Formatura Indígena na Aldeia Morada Nova














Aconteceu na noite nessa, quinta-feira, 30, na Escola Estadual Indígena Tekahayne Shanenawa na Aldeia Morada Nova a primeira formatura de Ensino Médio de Estudo de Jovens e Adultos-EJA . Este grandioso evento contou com a presença da Coordenadora de EJA do município Zuleide Portela, a liderança da comunidade indígena Shanenawa, Militão Brandão, diretor da escola indígena Inácio Brandão e a liderança Carlos Brandão, professores e a comunidade indígena em geral.
Segundo a concludente do curso e oradora da turma, a jovem Kenedy Feminina Shanenawa, "disse que esse é dia muito importante para todos formandos, e um dia histórico, pois é pela primeira vez que os alunos indígenas se formam dentro de uma escola indígena e na propria aldeia, e se sente muito orgulhosa por ter conseguido se formar".
Povos Shanenawá

“Quando olhamos o pôr-do-sol em Feijó nos deparamos com uma bela paisagem ao longe, o sol escondendo-se na floresta e a encontrar-se com ás águas do rio Envira. Um contraste de cores que só encontramos nessa região. A paisagem torna-se ainda mais bela quando se avista, no outro lado do rio, a comunidade Morada Nova, onde vive o povo indígena Shanenawá”. A comunidade está situada na terra indígena Katukina-Kaxinawá, na margem direita do rio Envira que banha nosso município, e é compartilhado por dois povos – Shanenawá e uma parte dos povos Kaxinawá.
A terra indígena possui a denominação Katukina-Kaxinawá porque, como de costume, a sociedade dominante havia “identificada” o povo Shanenawá como se fosse Katukina. Nada como dar voz ao outro para que ele se apresente. Deste modo, soube-se que o povo se reconhece como Shanenawá e se faz identificar com tal. Em sua língua, Shanenawá significa “povo do pássaro azul”. Pertence à família lingüística Pano, com uma população estimada em 620 pessoas, distribuída em quatro comunidades indígenas: Morada Nova, Cardoso, Paredão e Nova Vida.
Mesmo tendo sua terra indígena localizada nas margens do rio Envira, os Shanenawá não originários do local, ainda que digam haver vestígios de sua ocupação em tempos remotos. Sabe-se, no entanto, que migraram para o município de Feijó, vindos da região do alto rio Gregório, principalmente, devido as “correrias”. A terra indígena Katukina-Kaxinawá teve o seu processo de regularização como terra indígena iniciado logo após a instalação da Base Avançada da Funai no Acre em 1975.
Na Terra Indígena Katukina/Kaxinawá, Aldeia Morada Nova, a mesma também possui uma escola rede de ensino estadual, que é a escola Indígena Tekahayne-Shanenawa, com cinco professores, ministrando aulas para 84 alunos matriculados na Pré-alfabetização,(1 e 2), 1º ciclo ( 1ª e 2ª Séries) e 2º ciclo (3ª e 4ª Séries), 3º ciclo (5ª e 6ª) Séries e 4º ciclo (7ª e 8ª) Séries e essa comunidade indígena, também é atendida, com Ensino de jovens e Adultos (Eja), que através, de suas modalidades de ensino contempla toda essa comunidade, atendendo os educandos em todos os seus segmentos, e até o ensino médio.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.