Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Entrevista com o Presidente da Associação Comercial de Feijó, Empresário e Pré-Candidato do PMDB as Eleições para Prefeito em 2012


Entrevista com o presidente da associação comercial de Feijó, o empresário do ramo da construção civil e eletroeletrônico, evangélico e pré-candidato do PMBD para eleições de prefeito em 2012, Abner Tavares dos santos.

acrefeijó: Nos últimos dias o município de Feijó, vem passando por uma grande falta de mercadorias, devido o fechamento da BR-364, e principalmente pelo baixo nível das águas do rio Envira, que impossibilita a trafegabilidade de embarcações de grande porte para o realizar o transporte de mercadorias de Manaus-Am e de outras regiões ao município de Feijó.
Diante dessa situação em que se encontra o município de Feijó, desabastecido de várias mercadorias o que o presidente da associação comercial de Feijó, tem a dizer a população?

Em primeiro lugar devemos reconhecer que o município cresceu e a demanda aumentou, com isso os nossos comerciantes deverão ter a sensibilidade de observar o mercado e acompanhar o desenvolvimento do nosso município, pois cabe a cada um de nós abastecer nossos estoques pra essa época do ano. Em segundo lugar, quero deixar claro que isso só será possível, se os Bancos de nosso município também tiverem a preocupação de atender a demanda de nossos empresários, pois toda empresa tem um capital de giro limitado e cabe aos bancos oferecerem o suporte necessário pra fortalecer a nossa economia. Por ultimo a seca na nossa região, também contribui para a falta de produtos na nossa cidade, pois hoje não temos nenhuma balsa que possa nos atender e estamos na dependência de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.


acrefeijo: Quais são as providências tomadas pela associação comercial para resolver estes problemas de desabastecimento de mercadorias no município, e que este problemas não ocorrer novamente?

Desde quando eu assumi a direção da Associação Comercial, a minha preocupação tem sido essa, temos buscado parcerias com os bancos do município para fortalecer os nossos comerciantes e assim resolver essas dificuldades. Muitas dificuldades já foram superadas, mas precisamos avançar muito mais. Os empresários precisam investir mais, mas acredito que com o asfaltamento da BR-364 grande parte dessas dificuldades serão resolvidas.

acrefeijo: Você, Acha que a falta de mercadorias que ocorre praticamente todos os anos nessa mesma época é ocasionado pela grande demanda de vendas de mercadorias que ocorreu nos últimos anos no município, principalmente na área da construção civil?
Acredito que isso acorre devido à falta de transporte, nesse intervalo nem tem estrada e nem balsas. Infelizmente, vivemos numa região muito isolada e não tem como nossas mercadorias chegarem. Eu mesmo tive que embarcar cimento em Manaus numa balsa para Eirunepé pra depois trazer de barco ate o nosso município. Veja ai as nossas dificuldades.

acrefeijo: percebe-se que os últimos anos tem sido bom para o comércio local. Você acha que pode ser melhor? Há uma linha crédito suficiente para todos? Você acha que as instituições financeiras têm uma parcela de culpa na burocratização na liberação de alguns recursos?

A cada ano o comercio tem se fortalecido e em 2010 não foi diferente. Com relação ao credito, ainda temos muitas dificuldades em extrair recursos de juros baixos nos bancos devido à burocracia. Cada município tem uma realidade diferente, portanto as exigências eram pra serem adequadas as nossas realidades locais facilitando assim o nosso credito. Nossas agencias bancarias ainda possuem uma autonomia de credito muito limitada para a nossa realidade.

acrefeijo: os comerciantes do município não têm também uma parcela de culpa no desabastecimento do comercio local, coisa que sempre ocorre nessa época do ano?

Não vejo a culpa em nossos comerciantes, todos têm feitos a sua parte na sua área, como já relatei antes, vivemos numa região isolada e sem acesso nessa época do ano. E isso dificulta a logística de nosso mercado.

acrefeijo: Quais são as metas da associação comercial para 2011?

Buscar parcerias, fortalecer as que já existem com o SEBRAE, com os bancos e com o governo para ampliar e fortalecer os nossos comerciantes locais. Pois somente através de parcerias poderemos conseguir nossos objetivos.Uma das nossas prioridades será a conscientização de nossos associados estarem unidos e fortalecidos com o asfaltamento da estrada para enfrentar a concorrência e também conscientizar os nossos produtores rurais de que temos que exportar produtos, como o açaí, a banana, o limão, a farinha, etc, pois as carretas vão chegar com as mercadorias para nossas lojas e as mesmas terão que retornar mas seria muito bom se elas fossem carregadas de produtos de nosso município.

acrefeijo: alguns comerciantes reclamam que ainda existe entrada de mercadorias clandestina no município. Quais as providências que estão sendo tomadas pela associação comercial, junto à secretaria da fazenda para fiscalizar e coibir a entrada dessas mercadorias no comércio local?

Feijó é um município muito carente de fiscais da fazenda estadual, hoje mesmo não tem nenhum. Cabe ao estado fiscalizar e combater esse tipo de atividade.

acrefeijo: Que providências a associação comercial deverá tomar em relação ao jogo de bingos no município de Feijó, que se percebe que já se tornou um negócio e um negócio rentável, por sinal? E, como isto descapitaliza e retira o capital social do município.

Bingo é ilegal. Cabe a justiça coibir.

acrefeijo: uma pergunta que não quer calar o cidadão e empresário Abner Tavares dos Santos é pré-candidato pelo PMDB às eleições para prefeito em 2012?
Sim. Há tempos tenho vontade de ingressar na política e confesso que me sinto preparado pra administrar o nosso município, já provei isso na minha vida empresarial e acho que estar na hora de por sangue novo na política, com novas idéias, novas pessoas, novas propostas.

acrefeijo: Você um jovem, com 38 anos de idade, empresário, bem sucedido nos negócios. Com tantos escândalos, mensalão, dinheiro na cueca, dinheiro na meia, ou seja, corrupção generalizada em todo o País, tanto na esfera federal, estadual e municipal e falta de ética e moralidade com coisa pública? Você acha que vale a pena ainda ingressar na política?
Acredito que são as pessoas de bem que podem combater o mal. Muitas pessoas querem fazer da política um meio de vida, um meio de negócios o que acho errado. Quem entra na política, tem que estar preparado pra ser solidário com as pessoas e procurar fazer o melhor de si sem pensar em salário, valores. As coisas

acrefeijo: Você acha que na política brasileira o interesse público e o interesse particular se confundem, ou seja, não há uma fronteira nítida entre esses dois tipos de interesses?

Na minha concepção há muita diferença entre o poder publico e a iniciativa privada, quem estar na vida publica seus interesses devem ser coletivos em torno de um bem pra todos. Já na iniciativa privada os interesses pessoais e financeiros geralmente estão em primeiro lugar. Agora tem muita gente que confunde isso e quer fazer do poder publico uma empresa pessoal e familiar.

acrefeijo: Para você por que há tantas pessoas que se desinteressam pela política (politicagem)?
Por pura decepção. Maus políticos decepcionam os sonhos de qualquer um cidadão, quando um cidadão deposita em um político o seu voto de confiança, ele tem a esperança de ver o bem do seu município, do seu povo, se houver fracassos, o eleitor se sente decepcionado e procura se distanciar da política.

acrefeijo: Você acha que o poder corrompe? O medo corrompe talvez o medo de perder o poder?

Acredito que tudo na vida depende dos princípios e equilíbrios de cada um, temos que viver dentro dos limites da legalidade, caso contrário, cairemos no ridículo e na corrupção. Se pensarmos assim nunca iremos nos corromper com nada.

acrefeijo: Porque você acha que existe essa disparidade de preços entre o comércio de Feijó e de Tarauacá?
Cada município tem a sua realidade. A economia de Tarauacá estar muito mais fortalecida do que a nossa tanto no comercio quanto na pecuária, até mesmo por ser um município mais velho do que o nosso. Mas particularmente, nessa questão de preço não vejo essas diferenças não.

acrefeijo: O que a associação comercial de Feijó espera do novo governo do Acre? Tião Viana (PT)
Esperamos que o novo governo possa olhar com mais carinho para o interior do nosso estado, principalmente a nossa região do vale do Juruá, pois nossa população é muito carente e necessita de uma atenção diferenciada, nossas empresas, também precisam ter um apoio melhor por parte do governo, pois são as micro e pequenas empresas que mais geram emprego e renda nesse estado. Confesso que sou otimista com o novo governo, pois sei que o Tião Viana é uma pessoa sensata e centrada com os nossos problemas e dificuldades.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.