Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Católicos e evangélicos na política do Estado

As únicas experiências exitosas onde Estado e religião caminharam juntos foi nos governos do rei Davi e de seu filho Salomão. No mais, principalmente depois da imprescindível contribuição das civilizações greco-romana, o mundo testemunhou equívocos e horrores praticados por essa fusão.
Fazendo um corte brusco na história, vindo precisamente para a América Latina (Brasil e Acre, especificamente), houve um acontecimento na década de 70, que iria marcar profundamente a vida dos acreanos: a chegada do recém-sagrado bispo Dom Moacyr Grecchi. Ele era adepto da Teologia da Libertação, uma corrente teológica que engloba diversas teologias cristãs desenvolvidas no Terceiro Mundo, baseadas na opção preferencial pelos pobres, contra as desigualdades e pela sua libertação.
O sacerdote chegou no exato momento em que se matava a floresta, os índios e posseiros numa frenética busca por lucros. As Comunidades Ecle-siais de Base, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) encontraram campo fértil para suas atuações.
As atrocidades eram tamanhas que o bispo chegou a suspender a eucaristia, protesto esse que enfureceu as classes conservadoras. A organização comunitária, sindical e a consequente política voltada para os menos favorecidos fincou as bases para os avanços sociais vistos hoje. Dom Moacyr foi ameaçado de morte inúmeras vezes, fato que jamais o fez fugir de seus ideais. Wilson Pinheiro, Chico Mendes, Marina Silva, Manoel Pacífico e Nílson Mourão são alguns expoentes formados na Igreja Católica.
Os evangélicos, por sua vez, influenciados incisivamente pela Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, do escritor Max Weber, ou vêem a política como algo nefasto, demoníaco ou fazem uso dela para servir aos seus próprios interesses. Antony Garotinho, o casal Henandez e Sônia e a turma da Igreja Universal do Reino de Deus são os mais notórios exemplos.
No Acre, além de conservadores e mantenedores da status quo, esse grupo social ocupa cada vez mais espaço na vida pública. Gradativamente, vêm conquistando mais cadeiras no parlamento e, agora, pensam até em chegar ao Executivo. A Marcha para Jesus (ou para o ego de alguns) é uma demonstração de força e poder de mobilização. Coincidência ou não, ela acontece no dia do feriado de Corpus Christi, o que já ocasionou alguns desrespeitos e desordens.
Essa união, no entanto, é só aparente. Principamente depois do advento da ‘visão celular’, que fez algumas igrejas crescerem vertiginosamente, a luta por adeptos e posição social também cresceu na mesma proporção. Sem uma proposta política clara para defender na sociedade, alguns de seus membros enveredam por discurso moralista sem nexo com a realidade. Parafraseando Karl Marx: Pastores de todas as denominações, voltem para as suas igrejas.

http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=19278:catolicos-e-evangelicos-na-politica-do-estado&catid=59:geral&Itemid=99

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.