Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

População considera retrocesso a retomada do antigo horário do Acre

Populares e empresários afirmam que se a consulta pública fosse realizada novamente hoje, o resultado seria diferente do que ocorreu em 2010
Passados quase quatro anos do Referendo que determinou a retomada do antigo horário do Acre, a maioria da população e classe empresarial do Estado afirma que a efetivação da mudança gerará prejuízos incalculáveis no momento atual. Grande parte dos cidadãos que votou a favor do retorno do fuso horário na época agora torce para que a mudança não ocorra. Polulares, comerciantes, estudantes e funcionários públicos dizem que acostumaram com o horário em vigor e apontam os vários benefícios que ele proporciona.
“Votei no Referendo pela volta do antigo horário, mas, hoje votaria pela permanência desse atual. Acostumei-me com esse fuso e com os benefícios que ele me traz, e que vão desde a economia de energia elétrica até o fato de a gente sair do trabalho com a luz do dia. A gente acorda mais cedo, e em compensação, à tarde temos mais tempo para aproveitar os últimos raios do sol, seja trabalhando em casa ou fazendo exercícios e caminhadas, como muitos preferem”, afirma Tânia Maria Souza Pereira, caixa de farmácia.

 O gerente comercial, Gilmar de Sá, detalha: “Votei no Referendo pela continuação desse fuso em que estamos hoje e votaria de novo, se fosse novamente consultado. Entre os benefícios eu posso citar o fato de acordar mais cedo e poder desenvolver mais atividades durante o dia. Vou mais cedo para casa e aproveito o tempo para estudar ou desenvolver outras atividades. O horário atual facilita inclusive nas transações comerciais com os grandes centros. Se voltarmos o antigo horário vamos ficar mais uma vez atrasados em relação a outros Estados”. 

“Na época do Referendo eu votei pela continuidade desse horário que estamos vivendo hoje e continuo com a mesma opinião. Acredito que mesmo quem votou pela volta do fuso antigo já acostumou com esse atual e prefere a continuidade dele. A gente acorda mais cedo, mas tem praticamente toda a tarde livre, com dia claro, para trabalhar em outras coisas. Gostaria que a classe política que está julgando a proposta de lei levasse isso em conta”, explana o funcionário público, Cesar Augusto Fernandes de Lima. 

 O auxiliar fiscal, Rhotterdan de Oliveira Lima, revela: “Votei pela volta do antigo horário e hoje me arrependo. Faria diferente se houvesse uma chance. Confesso que aprovei antes porque a mudança era recente e eu não tinha visto os benefícios que ela trazia. Acho que ‘peguei corda’ devido à pressão da época. Muitos amigos que votaram também preferem a permanência desse fuso atual. Sinceramente, não gostaria que voltasse o antigo e se fosse novamente consultado votaria diferente”. 

“Prefiro muito mais esse horário atual que o antigo. Eu durmo cedo e acordo às 3hs da manhã, mas, em compensação, vejo as pessoas saírem mais cedo do trabalho e aproveitarem o tempo livre para se divertir com os filhos, passear, caminhar, praticar esportes e tratar de afazeres domésticos. Espero que os representantes políticos levem em consideração o fato de a população já ter se acostumado com o fuso e votem pela permanência dele”, esclarece a comerciante Corcina de Freitas Gomes. 

 A também comerciante, Maria Zeneide Bezerra, explana: “Votei no Referendo pela continuidade desse horário e continuo com a mesma opinião. Se antes, no começo da mudança, eu tinha esse posicionamento hoje eu tenho certeza que é nesse o horário que eu quero viver. O dia rende mais Além disso, o antigo horário nos deixa em atraso com outros Estados. Acho, sinceramente, que a pressão que vem sendo feita agora é mais política do que voltada para o interesse do povo”.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.