Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Diagnóstico do PCR da hepatite C já é realizado no Acre

A saúde pública no Acre vem passando por mudanças significativas ao longo dos anos, principalmente na área de apoio ao diagnóstico na qual o governo do Estado, em parceria com o governo federal, tem investido em equipamentos de alta tecnologia para garantir exames de média e alta complexidade realizados aqui no estado.

Este investimento diminui o tempo de espera, amplia o acesso aos serviços de saúde e oferece comodidade ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que não precisa ser encaminhado a outro estado para realizar certos procedimentos.


Um exemplo disso foi à implantação do diagnóstico do PCR (exame de sangue que serve para detectar o vírus e mostrar a carga viral da doença no organismo humano) da hepatite C (HCV), em junho deste ano, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AC), que vai garantir agilidade e qualidade no tratamento das pessoas portadoras deste vírus no estado.

“Esse diagnóstico é de suma importância para o Acre, pois é uma região endêmica para hepatites virais, e com a implantação desse serviço as pessoas portadoras do vírus terão mais agilidade no tratamento.”, esclareceu a gerente-geral do Lacen, Cláudia D’Avila. Ela acrescenta ainda que os equipamentos destinados ao Laboratório de Biologia Molecular são de última geração, bem como a metodologia e reagentes utilizados.

Segundo Cláudia, desde 2010, o Lacen já realiza o PCR da hepatite B (HBV), também em parceria com o Ministério da Saúde, e com resultados satisfatórios. O Acre está entre os 12 estados do Brasil a realizar esses diagnósticos de alta complexidade.

No período de 2012 a setembro de 2013 foram realizados cerca de 3.600 exames de PCR da Hepatite B (HBV). O PCR da hepatite C (HCV) foi implantado, em junho deste ano, e já foram realizados 360 exames.

Antes da implantação dos PCR’s no Lacen
A gerente-geral do Lacen conta que anteriormente os exames de HBV eram encaminhados para o laboratório de referência no Estado da Bahia, e gerava custo alto com o transporte das amostras, que necessitavam ser acondicionadas em gelo seco, como o estado não possui fábrica, o gelo era solicitado a uma empresa especializada em Minas Gerais. Já os exames de HCV eram terceirizados por empresa especializada contratada, por meio de processos licitatórios.

“Esse trâmite também gerava custos elevados e os resultados só chegavam após 30 dias. O governo do Estado visando agilizar a demanda nessa área e oferecer resolutividade ao problema de saúde dos acreanos buscou junto ao Ministério da Saúde implantar o serviço aqui no estado, diminuindo o tempo de espera pelo resultado do exame e ampliando o acesso daqueles que necessitam desse tipo de diagnóstico”, esclarece Cláudia.

Diferencial
O Setor de Biologia Molecular do Lacen realiza, além dos PCR’s da Hepatite B e C, o PCR da Influenza e os exames de carga viral do HIV e conta com o apoio de biomédico e/ou bioquímico, além de profissionais técnicos de laboratórios capacitados pelo Ministério da Saúde.


Hoje, por dia, são atendidos 40 pacientes portadores desses agravos pelo Setor de Atendimento e Coleta do Lacen criado, especificamente, para oferecer um serviço humanizado e acolhedor.
Os resultados dos exames de HCV são entregues em sete dias corridos e os resultados de HBV em sete dias úteis, atendendo as normativas do Ministério da Saúde que visa à qualidade para o tratamento dos pacientes.

O laboratório também realiza o controle externo da qualidade (Ensaio de Proficiência) dos seus exames que garante a qualidade, segurança e a confiabilidade dos resultados.

Programações futuras
Funcionários do Setor de Biologia Molecular já foram capacitados pelo Ministério da Saúde e em breve irá implantar o PCR da meningite. Outra novidade será a implantação do PCR da hepatite D, visando atender as solicitações dos médicos infectologistas e portadores deste vírus.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/saude/27212-diagnostico-do-pcr-da-hepatite-c-ja-e-realizado-no-acre.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.