Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre está entre as 10 piores notas do país, apontam dados do Pisa

Exame é aplicado para estudantes a partir do 7° ano do ensino fundamental. As questões avaliam áreas de matemática, leitura e ciências.
O Acre está entre as 10 piores notas do país nas áreas de matemática, leitura e ciências. É o que mostra os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) divulgados nesta terça-feira (3).
O exame foi aplicado a uma amostra de alunos matriculados na rede pública e privada de ensino a partir do 7° ano do ensino fundamental. As questões avaliam três áreas do conhecimento: matemática, leitura e ciências. Este ano, o foco da avaliação foi matemática.
Em matemática, o Acre é o quarto estado com a pior nota (359), ficando abaixo apenas do Amazonas, Maranhão e Alagoas. Na área de leitura, o Acre teve a melhor nota nas três áreas, mas ficou com a sétima pior nota (383) entre os estados da federação, ficando acima dos estados Amazonas, Tocantins, Roraima, Pernambuco, Maranhão e Alagoas. 
Com 380 pontos na área de ciências, apesar da pontuação ser inferior a de leitura, foi a área em que os estudantes acreanos apresentaram o melhor desempenho no ranking, comparado com os outros estados da federação. Em ciências, o Acre ficou com a oitava pior nota no Brasil.
Nacional
O Brasil apresentou uma melhora na comparação entre 2003 e 2012, saltando de 356 para 391 pontos em matemática. No ranking mundial, porém, o país ocupa a 58ª posição entre os 65 países participantes da última edição, duas posições a menos que em 2009, e mais de 100 pontos abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foi de 494 pontos. Nenhum estado brasileiro conseguiu alcançar a média mundial.

Em 2012, o Pisa foi aplicado a 510 mil alunos em 60 países que, segundo a OCDE, representam estatisticamente cerca de 28 milhões de estudantes de 15 anos. No Brasil, 19.877 alunos de 837 escolas completaram o exame, segundo o estudo. A média aritmética de desempenho na três áreas em 2012 foi de 402, um ponto acima da média alcançada em 2009.
G1 entrou em contato com a Secretária Estadual de Educação (SEE), por meio da assessoria de comunicação, mas até o fechamento da matéria ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.