Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Indicação de Nazaré faz justiça a José Augusto, afirma Regina Lino

A ex-deputada federal Regina Lino (PTB) não conteve a emoção ao comentar, neste sábado, 1, a escolha da procuradora do Estado e subchefe da Casa Civil do governo, Nazaré Araújo Lambert, para vice na chapa de Tião Viana ao governo pela Frente Popular. Nazaré é filha de José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito no Acre, que foi cassado pelo Regime Militar, em 1964.
“Foi uma ideia iluminada, que resgata a democracia e faz justiça a José Augusto”, declarou.
Regina Lino foi a primeira mulher a compor uma chapa da Frente Popular. Foi eleita vice-prefeita de Rio Branco no mandado de Jorge Viana, em 1992. Ela é filha do ex-governador José Rui da Silveira Lino e tem atuação destacada na política acreana. Conheceu bem a família Araújo e o seu drama vivido depois da cassação.
“Eu visitei José Augusto em Brasília depois da cassação. Eu era pequena, mas lembro muito bem o seu estado. Ele estava de pijamas, visivelmente abatido e debilitado”, lembrou.
Para Regina Lino, a cassação de José Augusto de Araújo interrompeu o sonho de todos aqueles que lutavam pela autonomia do Estado, entre eles seu pai, Rui Lino, Raimundo Melo, Oscar Passos e Adalberto Sena. “Depois de tantos anos, não posso deixar de me emocionar ao saber que a justiça está sendo feita por meio da filha de José Augusto.”
Mais do que a reparação de uma injustiça, Regina Lino considera que Tião Viana escolheu bem por ser Nazeré Araújo uma profissional de competência técnica e política, tendo destacada atuação na Procuradoria Geral do Estado, bem como na Casa Civil, onde atua com desenvoltura.
Outro ponto destacado por Regina Lino é a representatividade que a escolha de uma mulher traz, pois permite a ocupação de um espaço político onde a presença masculina é quase hegemônica. Ela relembra, ainda, que as mulheres têm atuação destacada na militância da Frente Popular e, portanto, merecem está presente na composição da chapa majoritária.
“Nós, mulheres, fazemos política enfrentando muitos obstáculos”, argumentou.
Finalizando, Regina Lino aproveitou para agradecer Tião Viana em nome do PTB, partido que é filiada. Ela e lembrou que seu partido teve papel importante no processo de formação democrática do Acre e que tanto seu pai, quanto o próprio José Augusto e tantos outros nomes que lutaram pela autonomia do Acre e contra a repressão do período de Regime Militar, eram petebistas.
“Agradeço ao governador Tião Viana, em nome da memória dessas pessoas, pois sei que, estejam onde estiverem, também ficaram feliz com essa escolha.”
http://www.pagina20.net/politica/indicacao-de-nazare-faz-justica-a-jose-augusto-afirma-regina-lino/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.