Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Jogos Escolares terão competições em 10 modalidades

Os Jogos Escolares 2014 e o programa Atleta na Escola foram lançados na tarde de terça-feira, 15, na Secretaria Adjunta de Esporte, em anexo à Arena da Floresta, em Rio Branco. De acordo com o gestor dos jogos, Alan Carlos, a secretaria fez parceria com 21 prefeituras acreanas e as escolas com alunos de 12 a 17 anos participarão das competições.
Ainda segundo Carlos, o recurso para realização das fases municipal, regional, estadual e nacional é de R$ 1,5 milhão e o gestor acredita que 85% das escolas com alunos de 12 a 17 anos participem das provas. As modalidades que fazem parte da disputa são: futsal, natação, voleibol e voleibol de areia, basquete, handebol, tênis de mesa, atletismo e ciclismo.
- A única prefeitura com a qual não fizemos parceria foi a do município de Senador Guiomard. Mesmo assim, o governo se comprometeu em realizar os jogos da fase municipal na cidade. A fase municipal já está acontecendo onde existe a parceria e dever ir até o dia 18 de maio – diz.
Sobre o programa Atleta na Escola, Carlos explica que é um programa federal criado para fundir-se aos Jogos Escolares e que atende os alunos praticantes de atletismo e voleibol. Para aderir ao programa, as escolas interessadas devem inscrever-se no site do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) até 30 de abril.
- As escolas fazem a adesão do programa e recebem o recurso para executar a fase escolar e classificar os atletas para a fase municipal. Na fase municipal, passa a ser executado pelos municípios e na fase estadual pela secretaria Adjunta de Esporte e secretaria de Educação – explica o gestor.
Carlos lembra ainda a importância dos Jogos Escolares e do programa Atleta na Escola. Segundo ele o esporte na escola tem grande fator social na transformação do aluno e da comunidade envolvida.
- Temos dois viés, o social e o mais técnico. No primeiro temos a participação dos amigos da escola, pessoas da comunidade que são voluntários nos treinos e muitos acabam se profissionalizando. Outro fator é o das escolas ligarem o esporte ao educacional e assim o aluno que quer participar das ações esportivas precisa também ter um bom desempenho na sala de aula – ressalta.

Etapa nacional

Os campeões da etapa estadual dos Jogos Escolares 2014 de 12 a 14 anos irão participar em setembro dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina (PR). De 6 a 15 de novembro os alunos de 15 a 17 anos disputam a competição em João Pessoa (PB).
Quésia Melo – Globoesporte.com/ac

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.