Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ensino médio público no Acre está estagnado, diz Ideb

Os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), mostram que, pelo menos, no ensino médio, a qualidade de educação piorou na rede privada do que nas escolas públicas.
Porém, os dados mostram que só houve melhora no ensino privado no Acre, Roraima, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O Acre alcançou 5.3 na rede privada. No ensino médio público do estado foi alcançado 3,3 pontos, o mesmo registrado em 2011. O índice ficou abaixo da meta de 3,5 pontos estabelecida pelo MEC para o ano de 2013. Valor também inferior ao Ideb nacional (4,2).
Em anos iniciais AC fica em 10º lugar no ranking
As metas propostas para o ensino na rede pública estadual do Acre  para o ano de 2013 no ciclo inicial (1º ao 5º ano) e final (6º ao 9º ano) do ensino fundamental foram superadas. O Ideb registrado em 2013 no estado foi de 5,2 pontos, acima do índice de 2011 (4,7) e da meta projetada pelo MEC (4,4), ficando em 10° lugar no ranking dos 27 estados e Distrito Federal. O estado ficou com a mesma pontuação da média nacional.
Já nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb foi de 4,4 pontos, igual à meta estabelecida, e também superior à edição anterior (4,2). Nesse quesito, o Acre ocupa a 3º melhor pontuação, ficando atrás apenas de Minas Gerais (4,7) e Goiás (4,5). O ensino acreano superou o índice nacional que é  4,2 pontos.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes pública e privada. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022.
http://www.ac24horas.com/2014/09/06/ensino-medio-publico-no-acre-esta-estagnado-diz-ideb/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.