Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre registra 64 casos de câncer em homens em 2014, aponta Saúde

Tipos de câncer que atingem os homens são de próstata, pênis e testículos. 'Novembro Azul' visa chamar a atenção para saúde do homem.

Aline Nascimento
Do G1 AC
'Novembro Azul' conscientiza homens sobre doenças e tratamentos de doenças voltadas para o sexo feminino (Foto: Reprodução/TV Acre)'Novembro Azul' conscientiza homens sobre doenças e tratamentos de doenças voltadas para o sexo feminino (Foto: Reprodução/TV Acre)
Segundo dados do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), durante o ano de 2014 foram registrados 64 casos de câncer envolvendo homens no estado. Os dados, levantados até setembro deste ano, apontam que foram diagnosticados 59 casos de câncer de próstata, 2 de testículos e 3 de pênis. Durante o 'Novembro Azul', mês voltado para conscientização da saúde do homem, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) realiza palestras, exames básicos e urológicos em todas as unidades de saúde.
De acordo com a oncologista e gerente de Assistência do Hospital do Câncer, Nara Rosana Andrade, o câncer na próstata é o mais comum no sexo masculino. Em 2013, segundo a médica, o estado registrou 71 casos e este ano a doença mantém a média que equivale ainda mais de 50% dos registros.
"Não conseguimos identificar um crescimento exorbitante de um ano para o outro entre os pacientes que têm esse tipo de doença. A média é essa mesmo por ano entre os homens", contou.
Ainda, de acordo com a gerente, a maior barreira encontrada no combate à doença é o exame urológico, onde é feito o toque retal. Para Nara, ainda existe preconceito entre os homens na hora de fazer o exame, assim eles optam pelo análise de sangue para avaliação. A partir dos 40 anos, os homens já podem fazer o procedimento.
"Existem vários tabus que norteiam o câncer de próstata, mas, os principais estão relacionados ao exame do toque retal e sobre a impotência sexual causada nos pacientes. Se falarmos com um homem sobre problemas no coração, imediatamente ele vai procurar um cardiologista, mas quando falamos em avaliar a próstata, fogem", explica a médica.
Médica oncologista diz que homens tem vergonha de fazer toque retal (Foto: Aline Nascimento/G1)Médica oncologista diz que homens têm vergonha
de fazer toque retal (Foto: Aline Nascimento/G1)
Segundo Nara, o câncer de próstata é diferente dos demais pelo fato de não existir um fator causal da doença, como nos demais que atingem a população. A médica explica que a doença está relacionada mais ao envelhecimento do homem."Não tem um fator, como câncer de pulmão, que é causado pelo fumo. Está mais relacionado com o envelhecimento da célula, já fizemos estudos em pacientes com mais de 100 anos, analisamos a próstata e todos tinham câncer", esclarece Rosana.
O câncer de próstata, segundo Nara Rosana, é uma doença hormônio-dependente (que se alimenta da testosterona para se desenvolver e causa o crescimento do órgão). O diagnóstico é realizado com o exame de sangue acompanhado do toque retal, se positivo, o tratamento é através da radioterapia e segundo a especialista, a maioria dos casos tem cura.
'Novembro Azul'
A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) desenvolve, durante o mês de novembro, atividades, exames urológicos, palestras e conversas com os homens nas unidades de saúde para conscientizar o risco das doenças que atingem o sexo masculino. A campanha visa reduzir o número de doenças entre os homens, com o atendimento de saúde básica feito através dos exames.
Coordenador da saúde do homem no estado Mauro Andrade (Foto: Aline Nascimento/G1)Coordenador da saúde do homem no estado Mauro
Andrade fala sobre ações da campanha
(Foto: Aline Nascimento/G1)
De acordo com o coordenador e médico da Divisão da Saúde do Homem no Acre, Mauro Trindade, além da capital acreana, os municípios do estado também desenvolvem atividades durante o mês para chamar atenção para os tipos de câncer que afetam os homens, tratamentos, prevenção e orientação sobre a saúde básica masculina.
"O Novembro Azul visa fomentar a questão da saúde masculina. Queremos trazer os homens para as unidades de saúde, para que se crie o hábito de procurar o médico diante de algum problema. Então todas as unidades de saúde do estado estão mobilizadas para fazer exames, palestras, conversas e outros serviços que os homens precisarem", explicou.
Para a coordenadora da área técnica da Saúde do município, Márcia Corsini, o principal objetivo da campanha é levar o homem até a unidade de saúde para fazer as consultas. "A meta da política é que o homem faça pelo menos uma consulta por ano, tem homem que  não faz nenhuma. Então novembro a gente faz essa mobilização para chamar a atenção para as doenças que atingem o sexo masculino e como devem ser tratadas", explicou.
Além dos exames urológicos, as unidades de saúde estarão realizando exames de glicemia, pressão arterial, sangue, testes de HIV e palestras sobre as doenças e formas de prevenção.
"Queremos que o homem se cuide, que vá até a unidade de saúde. Não vemos o homem só como uma próstata ou como uma DST [Doença Sexualmente Transmissível], mas como uma pessoa que precisa tem autonomia no cuidado da saúde.  Que ele venha entrar pela porta certa do SUS [Sistema Único de Saúde] que é a atenção básica e não pela especialidade, que é quando as doenças já estão avançadas", finalizou a técnica.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.