Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cancer de Prostáta: Doença silenciosa

“Nem com anzol no olho!”. É assim que alguns homens ainda respondem quando são perguntados se vão fazer o exame de prevenção do câncer de próstata, especialmente o teste considerado como o mais eficaz: o toque retal. Há também aqueles que brincam, afirmando que se o médico for bonitão nem precisa de anestesia.
Humor à parte, o câncer de próstata é uma doença silenciosa e quando apresenta os primeiros sintomas quase sempre significa que já está avançada. Apesar da resistência de muitos, o tema vem sendo amplamente discutido pela sociedade e o poder público tenta eliminar os tabus por meio da informação.
Depois da campanha “Outubro Rosa”, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, o Ministério da Saúde leva orientações aos homens a respeito do câncer de próstata. A ação é mundial e recebeu o nome de “Novembro Azul”. O objetivo é atrair a população masculina que ainda se mostra resistente em relação à prevenção.
Segundo os especialistas o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Nesse caso, o melhor mesmo é deixar os tabus de lado e pensar nos benefícios da saúde, afinal, o exame, seja de sangue ou de toque, certamente dói menos que a fisgada de um anzol no olho.

http://www.pagina20.net/editorial/doenca-silenciosa/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.