Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Enem 2014# 24: Dicas em 1 minuto sobre chutar ou não no Enem

Deixar a questão é branco é um erro, diz especialista. Entenda como funciona a pontuação das provas objetivas.

Do G1, em São Paulo

O especialista em avaliação educacional Tadeu da Ponte diz no vídeo acima que deixar uma questão do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em branco é equivalente a errar, portanto o candidato deve 'chutar' quando não souber a resposta.
"Criou-se o mito de que chutar no Enem prejudica a sua nota, seja errando ou acertando a resposta. Na metodologia do Enem cada questão tem apenas dois possíveis resultados: acertou ou erro. Uma resposta em branco é a mesma coisa que errar."
Ponte explica que quando o candidato acerta, ainda que as questões tenham pesos diferentes, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), usada nas provas objetivas do Enem, sempre vai contar uma nota positiva. "Então quando o candidato não sabe a resposta deve recorrer ao chute. muitas vezes é possível eliminar alternativas absurdas, aumentando assim as probabilidades de acerto."
Quem gabarita o Enem não tira nota 1000
Pela metodologia usada no Enem, não é possível chegar na nota mil no Enem mesmo se o candidato acertar todas as questões das provas objetivas. A nota de um aluno mede a posiçao em relação a uma média de referência.
Se a prova tem 45 questões e o candidato acerta 30 delas, este número pode ser uma nota boa ou ruim, depende de qual foi a média dos outros candidatos. Se a média de acertos foi 20, acertar 30 vai dar uma nota muito boa.
Acertar as 45 questões significa que você foi muito bem na prova e vai representar o quanto você está distante da média dos outros candidatos. Se for muito distante da média de referência, pode ser convertido em uma nota 908, por exemplo.
VEJA ABAIXO MAIS DICAS EM 1 MINUTO PARA O ENEM

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.